Mauá alerta sobre a varíola dos macacos

In ABCD On

Município registrou, acima de tudo, primeiro caso da doença

Desde que foram emitidos os primeiros alertas sobre a varíola dos macacos (monkeypox), a Prefeitura de Mauá vem acompanhando a evolução da doença no ABCD e discutindo as melhores estratégias de prevenção.

A Secretaria Municipal da Saúde confirmou, portanto, na quinta-feira (28.07) o primeiro caso da doença na cidade.

O paciente é um homem de 35 anos, morador do Jardim Araguaia, que está sendo monitorado e apresenta bom estado de saúde.

A varíola dos macacos é transmitida de uma pessoa para a outran principalmente, por contato direto com sangue, fluidos corporais, lesões de pele ou membranas mucosas de animais infectados.

O contágio pode ser por meio de abraço, beijo, massagens, relações sexuais ou secreções respiratórias.

Também pode ser por meio de secreções em objetos, tecidos (roupas ou lençóis e toalhas) e superfícies utilizadas pelo doente.

É causada pelo vírus ‘monkeypox’, da família do vírus da varíola.

A incubação é de 6 a 13 dias, podendo chegar a três semanas.

Os infectados apresentam sintomas como febre, dor de cabeça, calafrios, cansaço, dor muscular, lesões na pele parecidos com espinhas ou bolhas (no rosto, dentro da boca e nos membros, incluindo mãos, pés, ânus e genitais).

Procure a UBS

Caso esteja com um destes indícios ou tenha tido contato com uma pessoa infectada, procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa.

Assim, é possível dar início à investigação.

O caso confirmado deverá permanecer em isolamento até que a erupção cutânea esteja resolvida.

Ou seja, até que as crostas tenham caído e uma nova camada de pele tenha se formado.

Entre as formas de prevenção estão: evitar o contato com infectados ou quem está com sintomas da doença, usar preservativo, lavar as mãos com água e sabão e usar álcool gel, tossir e espirrar na dobra do braço, não compartilhar objetos de uso pessoal e usar máscara.

Caso surja erupção cutânea acompanhada de febre, dor de cabeça e nas articulações, ou sensação de desconforto, a orientação é procurar um médico.

Não há tratamento específico para a infecção pela varíola dos macacos.

Este inclui a prevenção, cuidados e observação das lesões, que geralmente são múltiplas e se curam entre duas e quatro semanas.

A maioria dos pacientes apresenta, em conclusão, sintomas de leves a moderados.

You may also read!

Santo André oferece cursos gratuitos de logística, recepcionista, recreador e assistente de RH

Parceria com o Senac disponibiliza 400 vagas em dois Centros Públicos de Formação Profissional e um Cesa A Prefeitura de

Read More...

São Bernardo já está, oficialmente, entre as primeiras cidades do Estado a ter Polícia Municipal

Alteração, já aprovada na Câmara, segue decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de que corporação pode realizar policiamento ostensivo

Read More...

Taka recebido com festa em escola na Vila Lídia

Prefeito de Diadema, recepcionado pela comunidade da Emeb Dep. Freitas Nobre, reforçou intenção de instalar nas escolas da rede

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu