Joaquim Alessi
Reeleito neste domingo (27.10) Marcelo Oliveira (PT) é, em primeiro lugar, o segundo chefe do Executivo a vencer duas eleições seguidas no município.
Antes dele, apenas o também petista Professor Oswaldo Dias havia chegada a tal façanha. Isso, depois de implantada a reeleição, em 1998.
Oswaldo fora eleito em 1996 pelo PT e reelegeu-se em 2000, portanto.
Daí em diante os prefeitos foram Diniz Lopes (PL), em mandato tampão durante 2005; Leonel Damo (PV), de 2005 a 2008; Oswaldo Dias (PT), de 2009 a 2012; Donisete Braga (PT), de 2013 a 2016; Atilla Jacomussi (PSB); com algumas interrupções por afastamento e prisão), de 2017 a 2020 (Alaíde Doratioto Damo, do MDB, substituiu-o de 19 de abril a 19 de setembro de 2019), até chegar à primeira eleição de Marcelo Oliveira em 2020 e a reeleição agora, em 2024.
Em coletiva no diretório municipal do PT, Marcelo Oliveira agradeceu aos eleitores e reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de Mauá.
“Temos muitas obras para realizar, Mauá vai virar a melhor esquina do ABC. Se Deus, assim permitir, vamos ter os quatro melhores anos da história de Mauá para que o nosso povo continue a ter orgulho de morar nesta cidade querida”, afirmou, em resumo.
Confiante
O prefeito ainda revelou, além disso, que estava confiante na vitória, tanto que dormiu durante a tarde, antes da apuração.
“Eu, à tarde, precisava dormir, estava com tanta tranquilidade que dormi. Entreguei na mão de Deus, o pessoal vai votar, e só acordei com a Fernanda me chamando às 17h10, perguntando se não ia acompanhar a apuração. Fizemos um trabalho de grande relevância na cidade de Mauá”, contou, em suma.
Marcelo também falou, da mesma forma, que irá reforçar os diálogos com os governos, federal e estadual, para seu próximo mandato.
“Vamos dialogar com os governos, tanto federal quanto estadual. Vou marcar reunião com o Governo do Estado, nesta semana, para destravar o dinheiro que está atrasado das nossas parcerias, as obras precisam continuar. Vou para Brasília, vou marcar reunião, para organizar algumas coisas que precisam das finanças”, frisou, portanto.
Após o encontro com a imprensa, ele se juntou à militância na Avenida Portugal, para a celebração marcada, acima de tudo, pela presença de apoiadores e líderes do PT e dos demais partidos do arco de aliança, em clima festivo da vitória.
A reeleição de Marcelo Oliveira consolida, portanto, o domínio do PT na política municipal de Mauá.
Das oito últimas eleições, desde 1996, o Partido dos Trabalhadores venceu seis, em suma.
E poderiam ser sete, caso não tivesse ocorrido uma nebulosa situação jurídica em 2004.
Sem contar, além disso, a de 1988, quando houve grande suspeita de transferência de votos, já que o eleitor, à época escrevia o nome de candidato.E havia dois professores na disputa.
Perfil de Marcelo Oliveira
Marcelo Oliveira nasceu em Mauá em 10 de março de 1972. É casado e tem três filhos. Seus pais, Francisco e Natália, vieram do Ceará, em busca de uma vida melhor para a família. E escolheram Mauá para criar os três filhos, Ana, Marcos e Marcelo, e foram morar no Jardim Zaíra. Muito esforçado, Marcelo Oliveira teve seus primeiros empregos no comércio ali mesmo e como motofretista.
Foi trabalhar na GM, em 1994, época em que aderiu à militância sindical e à Tornou-se integrante da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA). Fora seis mandatos consecutivos, dos quais dois como vice-presidente.
Marcelo Oliveira é formado em Processos de Produção e pós-graduado em Políticas Públicas.
Em 2008 foi eleito para o primeiro mandato legislativo, sendo o vereador mais votado na história do PT de Mauá. Marcelo Oliveira foi reeleito como o mais votado da cidade de Mauá. Ao todo cumpriu três mandatos consecutivos na Câmara Municipal. No final de 2014, Marcelo foi escolhido pelos vereadores como Presidente da Câmara de Mauá para o biênio 2015-2016.
Em 2020, a população de Mauá escolheu Marcelo Oliveira para prefeito de Mauá. E, em conclusão, em 2024 o reelegeu.