Joaquim Alessi
Durante participação no já tradicional almoço das quintas-feiras da Associação dos Amigos da Polícia Militar, no Fonte Leone, em Santo André, o candidato do Podemos à Prefeitura de São Bernardo, Marcelo Lima, falou muito de segurança pública, em primeiro lugar, citou vários números e prometeu “dobrar o efetivo da GCM” em seu eventual mandato.
A afirmação foi em resposta ao questionamento do presidente da Associação, Marigildo Fabretti, sobre o baixo investimento das cidades em segurança.
“Hoje a GCM de São Bernardo tem 850 guardas e vamos dobrar”, afirmou Marcelo Lima, que foi vice-prefeito de 1º de janeiro de 2017 a 1º de fevereiro de 2023 e renunciou para disputar a Câmara Federal.
Marcelo Lima foi muito elogiado pelo fato de demonstrar muito conhecimento de São Bernardo, inclusive com números.
Na noite da mesma quinta, porém, o prefeito Orlando Morando, embora não citasse diretamente Marcelo, apresentou outros números.
Disse que São Bernardo “tem hoje 1.050 gcms”. E nesta sexta, sua sobrinha e candidata a prefeita, Flávia Morando, anunciou que, eleita, elevará o número para 1.500 guardas.
No almoço, Marcelo Lima esteve acompanhado de sua candidata a vice, a sargento PM Jéssica Kormic.
Em suas falas, Marcelo, de forma surpreendente, negou que São Bernardo esteja endividada, como se ventila sem comprovação, e defendeu os equipamentos de saúde.
“São todos ótimos, mas o problema da Saúde é de gestão, e nós vamos corrigir isso”, disse.