Marcelo Lima obtém parecer favorável do MPF para voltar ao Executivo de São Bernardo

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Marcelo Lima

Às 14h40 desta quinta-feira (09.10), a subprocuradora-geral da República, Lindôra Maria Araujo, proferiu o seguinte despacho:

“Diante do exposto, o Ministério Público Federal manifesta-se pela concessão parcial da ordem para: a) revogar do recolhimento domiciliar noturno, por ausência de necessidade e inadequação instrumental; b) flexibilizar a restrição de deslocamento para autorizar a livre circulação do paciente no Estado de São Paulo, com comunicação prévia apenas quando a saída estadual exceder sete dias; c) revogar o afastamento cautelar do cargo de Prefeito de São Bernardo do Campo, por ausência de fundamentos concretos que demonstrem risco atual à ordem pública
ou à instrução processual.”

O despacho refere-se ao prefeito, Marcelo Lima, afastado de suas funções desde 14 de agosto por decisão do Tribunal de Justiça do Estado.

Além disso, o despacho responde ao relator da ação, que em 16 de setembro negou liminar solicitada pela defesa do prefeito de retorno provisório ao cargo, e pediu a manifestação do Ministério Público.

Da mesma forma, a manifestação da subprocuradora-geral Lindôra Maria Araujo foi remetida ao ministro-relator do processo no STJ (Superior Tribunal de Justiça), Reynaldo Soares da Fonseca, a quem caberá dar a decisão.

Lindôra Araujo ressalta ainda em seu despacho ser “imperativo realçar que o afastamento cautelar de um detentor de mandato eletivo representa a mais gravosa intervenção judicial na esfera da soberania popular, devendo ser tratado como medida de ultima ratio. Sua manutenção só se justifica diante de um risco iminente, atual e concreto de uso da função para obstruir o processo ou reincidir na prática criminosa”.

Íntegra

Segue o parecer do MPF na íntegra:

You may also read!

São Bernardo formaliza entrega de área com mais de 22 mil m² para ‘Cidade da Polícia’ e confirma DDM 24h 

Estrutura irá garantir atendimento ininterrupto às mulheres vítimas de violência e reunirá, em um único espaço, diferentes órgãos especializados

Read More...

Carnaval exige atenção redobrada nas estradas

Avanço das tecnologias de segurança veicular alertam motoristas, por exemplo, sobre os riscos no trânsito O aumento do fluxo nas

Read More...

Rio Grande da Serra participa de reunião com a primeira-dama do Estado, Cristiane Freitas, sobre programas de qualificação profissional

Encontro no Palácio dos Bandeirantes apresentou, em primeiro lugar, resultados na Grande São Paulo e reforçou parceria para ampliar

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu