O deputado federal Marcelo Lima se reuniu com o reitor da Universidade Federal do ABC, Dácio Matheus, nesta segunda-feira (20.03).
Além dele, falou com a vice-reitora, Mônica Schroder, o chefe de gabinete, Daniel Pansarelli, e a prefeita universitária, Simone Pellizon.
O tema foi a implementação de cursos na área de Ciências da Saúde da Vida, incluindo a graduação de Medicina, uma das pautas do mandato do parlamentar.
“Foi uma reunião muito proveitosa para compreender as questões técnicas quanto à implementação da graduação de Medicina. E fiquei muito feliz em saber que é um desejo da universidade incluir dentro do projeto pedagógico a área de Ciências da Saúde da Vida, que inclui cursos importantes para atender nossa população. A UFABC já é uma grande referência nas áreas de tecnologia e humanidades e tem tudo para crescer ainda mais”, afirmou Marcelo.
Diálogo
A reitoria da UFABC reforçou ao parlamentar a importância e a disposição da universidade em manter diálogo permanente com autoridades.
Sempre no sentido de construir caminhos que ampliem a capacidade de atendimento de excelência à sociedade brasileira.
Sobre a criação do curso interdisciplinar na área de Ciências da Saúde da Vida, o reitor Dácio Matheus teceu importantes considerações.
“A UFABC recebe com muita estima o apoio parlamentar”, falou, de início.
E completou: “E está empenhada em trabalhar, conjuntamente, para que este e outros tantos projetos voltados ao bem comum sejam concretizados”.
O reitor falou, da mesma forma, sobre a situação da universidade.
“A UFABC ainda lida com cenário bastante desafiador em relação à disponibilidade orçamentária e a materialização deste novo curso depende, fundamentalmente, da capacidade da Universidade em sustentar um projeto de tal magnitude, principalmente em termos de contratação de novos servidores e disponibilidade de espaços físicos e de recursos orçamentários”.
O deputado federal afirmou, em suma, que lutará em Brasília para levantar recursos para o ABCD, incluindo para a universidade.
Na semana passada, por exemplo, Marcelo Lima se reuniu com o ministro da Educação, Camilo Santana, e protocolou o pedido da Medicina na UFABC.