O deputado federal Marangoni (União/SP) foi escolhido nesta quinta-feira (16.03) para compor três comissões permanentes na Câmara dos Deputados.
Ex-secretário no governo do Estado de São Paulo, Marangoni sempre esteve à frente de grandes projetos de referência nacional e internacional.
O parlamentar paulista foi designado pela liderança de seu partido para integrar a Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU) como membro titular e suplente nas Comissões de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) e Comissão de Indústria, Comércio e Serviços (CICS).
“Estou muito feliz e honrado por ter sido escolhido para compor comissões tão importantes, que impactam diretamente na vida das pessoas. Estou preparado para dar o meu melhor, sempre levando em consideração os aspectos técnicos, respeitando rigorosamente o regimento interno da Câmara dos Deputados e o bom funcionamento dos colegiados. Vamos seguir trabalhando, principalmente para aprimorar a legislação que está sendo discutida, com muita transparência, sempre ouvindo a sociedade Há muitos projetos que precisam ser revisados e outros que necessitam de uma avaliação criteriosa”, reforçou Marangoni.
Coleguados técnicos
As comissões permanentes da Câmara dos Deputados são órgãos temáticos formados pelos deputados para debater e votar as propostas legislativas relacionadas a seus temas. A composição parlamentar desses órgãos é renovada a cada ano.
As comissões emitem pareceres sobre as propostas antes que sejam votadas pelo Plenário; ou votam as propostas em caráter conclusivo, aprovando-as ou rejeitando-as, sem a necessidade de passagem pelo Plenário da Casa. Na ação fiscalizadora, as comissões atuam como mecanismos de controle dos programas do Poder Executivo.
Cada comissão tem um presidente e três vice-presidentes, eleitos por seus pares. Além da análise de proposições legislativas, é nas comissões que ocorre a maioria dos debates que conta com a participação da sociedade.
Atualmente existem 30 comissões permanentes em funcionamento. Além delas, há outras dezenas de comissões temporárias, onde se incluem as parlamentares de inquérito (CPIs) e as mistas, formadas por deputados e senadores.