Guttemberg Guarabyra*
Fui diretor artístico do V Festival Internacional da Canção, da Globo, em 1970. Concorreram 36 países na fase internacional. O Brasil foi representado pelo vencedor da fase nacional, BR3, composição de Antonio Adolfo e Tibério Gaspar, defendida por Tony Tornado e Trio Ternura, e classificou-se em 3º lugar. Na segunda colocação, a Iugoslávia, país que não existe mais, fez bonito com a canção All The World is Mine, composição de Alfi Kablijo interpretada pela celestial Radoyka. E a Argentina conquistou o 1º lugar com a música Pedro Nadie, composição de Piero e José Tcherkaski, defendida pelo próprio Piero. No júri, um grande músico e compositor, também argentino, maestro Lalo Schifrin, que nos deixou neste 26 de junho de 2025, aos 93 anos.
O Hotel Glória serviu de sede do Festival naquele ano. Lalo solicitou à direção do Festival um local com piano, pois estava com o compromisso de entregar uma orquestração, possivelmente para algum dos mais de cem longas-metragens que receberam trilhas de autoria dele, como por exemplo Bullit, e o tema e trilhas completas de vários episódios de Missão Impossível, que até hoje são apresentados em concertos orquestrais mundo afora.
Descobri que havia uma pérgula aconchegante no Hotel — cuja arquitetura elegante é do mesmo projetista do Copacabana Palace, o arquiteto francês Joseph Gire. Hoje não lembro mais se o piano, um magnífico piano de cauda, já estava lá ou se nós é que providenciamos para que fosse levado e colocado à disposição de Lalo.
Sempre que podia, fugia da sala da direção e dava uma passada por lá para observar o maestro trabalhando. Nesta quinta, com seu passamento, foi impossível não lembrar da cena e não sentir uma imensa saudade daqueles momentos.
Voe, maestro. Sua música, que já era imortal, segue para a eternidade.
Música do Dia
- Guttemberg Nery Guarabyra Filho, ou Guttemberg Guarabyra, ou apenas Guarabyra, nascido em Barra, Vale do São Franscico, Interior da Bahia, cronista de ABCD REAL, músico, compositor, escritor e poeta brasileiro. Entre seus maiores sucessos como compositor estão as canções “Mestre Jonas” e “Outra vez na estrada” (ambas em parceria com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix), “Casaco Marrom” (com Renato Correa e Danilo Caymmi), “Sobradinho” (com Luiz Carlos Sá) , “Espanhola” (com Flávio Venturini), Dona e muito mais. Escreveu O Outro Lado do Mundo e Teatro dos Esquecidos, além de inúmeras crônicas.