Maestro Abel Rocha recebe Diploma de Mérito Artístico da Ordem dos Músicos do Brasil

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On
Maestros Roberto Farias e Abel Rocha. Fotos: Angelo Baima/PMSA

Cerimônia ocorreu nesta segunda durante ensaio da Sinfônica de Santo André e contou com a participação de representantes da OMB

Nesta segunda-feira (12.12), o maestro da Orquestra Sinfônica de Santo André (Ossa), Abel Rocha, recebeu o Diploma Mérito Artístico Maestro Eliazar de Carvalho.

A entrega do prêmio, conferido pela OMB – SP (Ordem dos Músicos do Brasil – Conselho Regional do Estado de São Paulo), ocorreu no Teatro Municipal.

Foi durante ensaio da orquestra e contou com a participação do curador do prêmio, maestro Roberto Farias, e Júlio Versolatto, vice-presidente da OMB-SP.

Maestros Roberto Farias, Abel Rocha e Júlio Versolatto falam na cerimônia para a Orquestra. Fotos: Angelo Baima/PMSA

O Diploma Mérito Artístico Maestro Eliazar de Carvalho foi instituído pela OMB – SP em 2022.

É concedido, em primeiro lugar, a personalidades do cenário musical do Estado em reconhecimento pela dedicação e amor pela música, valorizando a profissão e preservando a arte.

Segundo Farias, a indicação do maestro Abel Rocha se dá, acima de tudo, pela importância que ele tem no cenário.

Seja no âmbito da formação, semiprofissionalização e profissionalização da atividade musical no nosso País.

Mas, sobretudo por ter sido um dos discípulos mais brilhantes do maestro Eliazar de Carvalho.

Carreira irretocável

“Abel Rocha é, sem dúvida alguma, um dos músicos mais completos da geração presente de regentes brasileiros, transitando por vários gêneros musicais da música de concerto, atuando com propriedade tanto da música sinfônica quanto operística, além de sua irretocável carreira acadêmica, como pesquisador e docente”, comenta, em suma, Roberto Farias.

O maestro Roberto Farias afirma ainda que a OMB – SP tem dado preferência à entrega do diploma aos agraciados frente aos organismos que dirigem.

“Assim os membros destes grupos podem participar da celebração e tomar consciência do papel que desempenham no cenário artístico e no seio da sociedade”, explica, em resumo.

Excelência de todos os músicos

Após a cerimônia, o maestro Abel Rocha agradeceu, da mesma forma, aos responsáveis pela premiação.

“Sinto-me muito honrado com essa indicação. Agradeço a todos os integrantes da Sinfônica de Santo André pela cumplicidade artística nestes oito anos que estou à frente da Orquestra e a todos meus parceiros musicais que tive em minha jornada artística. O trabalho de um maestro só se revela pela excelência de todos os músicos e colaboradores que com ele atuam”, diz, por exemplo, Rocha.

Além do maestro Abel Rocha foram agraciados na primeira cerimônia, em 8 de novembro de 2022, na sede da Ordem em São Paulo, nomes como os dos também maestros Júlio Medaglia e Roberto Minczuk, compositores Amaral Vieira e Lelo Nazário, intérpretes Maria José Carrasqueira e Eudóxia de Barros, diretores artísticos e executivos Arthur Nestrovski e Marcelo Lopes, além dos críticos musicais Irineu Franco Perpétuo e João Marcos Coelho e o pesquisador Caio Marcondes.

Currículos

O maestro Abel Rocha é diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Santo André desde 2014 e diretor da Fábrica de Óperas – Unesp, desde 2013.

Entre 2011 e 2012 foi diretor artístico do Theatro Municipal de São Paulo e regente da Orquestra Sinfônica Municipal.

Também foi diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo entre 2004 e 2009, quando empreendeu profundo trabalho de reestruturação artística e administrativa do grupo.

Especialista em ópera, em suas programações Abel Rocha tem como marco o incentivo à produção de novo repertório sinfônico brasileiro.

É doutor em música pela Unicamp com intensa atividade na formação de novos regentes.

Atualmente é também professor de regência e ópera da Unesp, professor de regência da Fundação Carlos Gomes (PA) e diretor da oficina de Música de Curitiba, onde introduziu série de inovações na programação artística e didática.

O maestro Roberto Farias é propulsor do movimento musical de sua cidade natal, Cubatão (SP).

Morador atual de São Bernardo do Campo, é o curador do Diploma Mérito Artístico Maestro Eliazar de Carvalho, conferido pela OMB – SP.

Também chanceler e imortal e da Academia de Música do Brasil.

É, além disso, criador e diretor-geral do MUSICAD – Seminário Permanente de Regência, com sede em Santo André.

Em conclusão, é diretor musical da Igreja Evangélica Assembléia de Deus – Ministério de Santo André.

You may also read!

Marcelo Lima dá início à revitalização de praça no Campestre, região dos Casa

Ordem de serviço permitirá a implantação de academia ao ar livre, playground, espaço pet, quadra de basket street, nova

Read More...

Diagnóstico da obesidade terá novos parâmetros a partir de 2025

Conforme especialistas vêm defendendo há muitos anos, incluindo cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o

Read More...

Estádio 1º de Maio será palco da estreia do São Bernardo neste domingo

Tigre faz confronto contra o Bragantino, a partir das 16h, buscando, em primeiro lugar, manter bom momento na elite

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu