O deputado estadual Luiz Fernando (PT), coordenador da Frente Parlamentar em Apoio à Indústria Química e Farmacêutica na Alesp, agendou reunião com o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Jorge Lima.
Estiveram no encontro os deputados Rômulo Fernandes (PT) e Ana Carolina Serra (Cidadania), além de representantes da Abiquim, Abiclor, Abipla, Dow e Braskem.
Foram discutidas, em primeiro lugar, quatro pautas fundamentais para a área.
Uma delas, por exemplo, sobre a aproximação cada vez maior de residências do Polo Petroquímico do Capuava, acarretando problemas como poluição, barulho e extrema claridade.
Também falaram sobre a burocracia nos licenciamentos industriais: a renovação é a cada 6 anos na Bahia, a cada 4 anos no Rio Grande do Sul e apenas a cada 2 anos em São Paulo.
Os parlamentares e os representantes das associações ainda discutiram a fiscalização do transporte de produtos químicos.
Da mesma forma, abordaram a fuga de empresas do Estado de São Paulo e do ABCD, acarretando em desemprego e queda drástica na arrecadação.
“Levamos nossa preocupação e a necessidade de fortalecer esses segmentos no Grande ABC e no Estado de São Paulo. Não podemos mais perder indústrias tão importantes, que geram empregos de qualidade e movimentam nossa economia. Esses diálogos são fundamentais para uma indústria cada vez mais forte e competitiva”, disse, em conclusão, Luiz Fernando.