Loja da Economia Solidária de Mauá cresce, diversifica produtos e impulsiona renda de artesãos

In ABCD, Economia On
- Updated
Amigurumis também são atração na loja da EcoSol. Fotos: Diego Barros/PMM

Espaço fortalece o empreendedorismo local e já movimentou, acima de tudo, mais de R$ 15 mil em vendas

Prestes a completar quatro meses de funcionamento, a Loja da Economia Solidária (EcoSol), no Mauá Plaza Shopping, ganhou reforço.

Passou a contar, em primeiro lugar, com produtos de 35 artesãos.

A iniciativa da Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo, já se consolidou, portanto, como um importante instrumento de fortalecimento do empreendedorismo local.

A loja oferece aos artesãos, em suma, um espaço fixo, estruturado e de grande circulação para a exposição e comercialização de produtos.

Todos feitos, da mesma forma, de maneira exclusiva e sustentável.

Com a ampliação do número de participantes, o local reúne hoje uma diversidade de peças artesanais, produzidas manualmente e com identidade própria.

Itens disponíveis

Entre os itens disponíveis estão amigurumis (bonecos de crochê), kits de mesa posta, brincos, biojoias, saboaria artesanal, cosméticos naturais, bonecas de pano e brinquedos educativos. O espaço também conta com artesanato ecológico, com peças confeccionadas a partir de materiais reutilizados, agregando valor ambiental e oferecendo exclusividade a quem adquire os produtos.

Toda a renda obtida com as vendas é revertida integralmente aos próprios artesãos, em alinhamento com os princípios da economia solidária, que prioriza a cooperação, a geração de renda justa e o fortalecimento coletivo.

Desde a inauguração, a Loja Solidária da EcoSol já ultrapassou R$ 15 mil em vendas. O valor é considerado expressivo, especialmente por se tratar de produtos artesanais, muitos deles com preços acessíveis. Mais do que o resultado financeiro, o número representa oportunidade de renda, visibilidade e valorização do trabalho manual.

Para o gerente da EcoSol, Eduardo Oliveira, os resultados demonstram o impacto positivo da iniciativa.

“A economia solidária funciona quando tem espaço, visibilidade e apoio. Mais do que números, estamos falando de renda direta para dezenas de famílias, de valorização do trabalho artesanal e de um modelo econômico mais humano, sustentável e inclusivo”, celebrou.

A Loja Solidária da EcoSol é a de número 333 e está próximo ao acesso lateral do Mauá Plaza Shopping, ao lado das lojas Petz e Sodimac.

O espaço funciona em sistema de rodízio de expositores, garantindo oportunidade para todos os artesãos ao longo do ano.

O atendimento, em conclusão, segue o horário do shopping, funcionando de domingo a domingo, das 10h às 22h.

You may also read!

Braskem recebe alunos de Medicina do Trabalho e fortalece agenda de integração entre formação acadêmica e práticas de saúde ocupacional

Visita técnica apresentou aos futuros especialistas os desafios e a complexidade da gestão de saúde em um ambiente industrial

Read More...

Programas socioambientais da BRK impactaram mais de 1,3 mil pessoas em Mauá em 2025

Entre as iniciativas desenvolvidas destacam-se visitas na estação de tratamento de esgoto, apresentações teatrais e ações de coleta e

Read More...

Primeira-dama, Jessica Roberta, fortalece corrente do bem e arrecada quase 150 mil itens nas Lojas Solidárias

O trabalho do Fundo Social de Solidariedade de Santo André, sob a liderança da primeira-dama, Jessica Roberta, ganhou ainda

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu