LEI JOCA: Deputados Marangoni e Rafael Saraiva levam o tutor, João Fantazzini, à primeira reunião do grupo de trabalho no Ministério de Portos e Aeroportos

In ABCD, Canto do Joca On
Reunião fechada com os deputados Marangoni (federal), Rafael Saraiva (estadual), ministro de Portos e Aeroportos Silvio Filho, tutor do Joca, Joao e advogado Marcelo Mucccio

Aconteceu na manhã desta terça-feira (30.04), no Ministério de Portos e Aeroportos, a primeira reunião do grupo de trabalho que prevê a regulamentação do transporte de animais domésticos no Brasil.

Articulada pelo deputado federal Fernando Marangoni (União/SP), junto ao ministro Silvio Filho, a reunião teve a duração de duas horas.

Contou com a participação, além disso, do diretor da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Luiz Ricardo, e mais seis parlamentares.

O tutor do Joca, o engenheiro João Fantazzini, também participou.

O único deputado estadual que irá fazer parte do grupo de trabalho é 0 Rafael Saraiva (União/SP), referência na causa animal em São Paulo.

Durante a reunião, algumas sugestões foram descartadas e outras deverão ser debatidas nos próximos encontros.

Segundo Marangoni, a primeira reunião foi importante para que cada parlamentar pudesse expor sua ideia e debater a viabilidade para a lei.

“Elaborei junto ao deputado Saraiva algumas especificações para o transporte de animais, que caberá a ANAC e Infraero como a criação de salas de acomodações de animais e transporte climatizados, a exigência mensal de dados sobre o transporte de animais, veterinário responsável para atender o orientar sobre o transporte, criação de área PET nos aeroportos e outros. Os animais hoje fazem parte da família e devem ser respeitos com dignidade, não podemos mais tapar os olhos para esses descasos. A dor do João é a nossa e de todo Brasil”, disse Marangoni.

Para Saraiva, a reunião é o início do fim dos descasos aos animais.

“Finalmente conseguimos dar voz aos animais. Que a morte do Joca seja a última no Brasil e que, finalmente, a lei seja regulamentada. Animal não é bagagem e os órgãos responsáveis pela fiscalização já começaram a entender isso”, disse.

Projetos de lei

Atualmente existem 15 projetos de lei apensados com o mesmo objeto na Câmara dos Deputados.

A ideia é que sejam debatidos nas reuniões do grupo de trabalho e unificados em uma só regulamentação.

Na semana passada, os deputados Marangoni e Saraiva se reuniram com o ministro, Costa Filho, e o diretor da ANAC, Tiago Sousa, logo após a morte do Joca.

No mesmo dia dos fatos, o deputado Marangoni protocolou dois requerimentos, de informações — cobrando o ministério sobre as regras para o transporte de animais em voos domésticos e internacionais no âmbito da ANAC e, o outro, de urgência e apreciação e melhorias no texto do PL 3759/2020, que prevê o transporte aéreo de animais domésticos.

O parlamentar ultrapassou, em conclusão, o número de 300 assinaturas no requerimento.

You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu