Lei de Cotas completa 32 anos

In Canto do Joca On

Oartigo 93 da Lei nº 8.213, de 24 de julho, conhecido como Lei de Cotas, completa 32 anos e representa um marco na promoção da inclusão social e na garantia de direitos das pessoas com deficiência (PcDs) no Brasil.

Segundo especialistas, a legislação é um exemplo para outras leis e políticas de inclusão, tanto no âmbito trabalhista quanto em outras esferas da sociedade. Diante disso, é fundamental salientar que os pontos principais incluem a inclusão dos PcDs no mercado de trabalho, promoção da igualdade, valorização da diversidade, estímulo à adaptação e acessibilidade.

A Fundacentro, ao longo dos anos, desenvolveu pesquisas e estudos para embasar ações governamentais relacionadas à inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho.

A técnica de comunicação, Eliane Vainer Loeff, servidora aposentada da instituição, conduzia iniciativas envolvendo questões de adaptação nos ambientes de trabalho, tecnologias assistivas e estratégias de inclusão para os PcDs, com apoio e participação de empresas, organizações e instituições.

No país, o artigo 93 prevê que toda empresa com 100 funcionários ou mais é obrigada a ter 2% a 5% dos seus cargos preenchidos por pessoas com deficiência.

Vale ressaltar que as pessoas com deficiência ou reabilitadas que são contratadas pelas empresas em cumprimento à Lei de Cotas não podem sofrer discriminação e devem receber os mesmos direitos que os demais empregados em funções equivalentes.

Além disso, como muito foi discutido por especialistas na Fundacentro, a empresa é responsável por prover condições de acessibilidade, saúde e segurança, treinamento e adaptações necessárias para que possam desenvolver o seu trabalho de forma saudável.

A agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) inclui as pessoas com deficiência no compromisso de reduzir a desigualdade e promover a inclusão social, econômica, trabalhista e política.

You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu