Técnicos do programa da Secretaria de Esporte e Lazer, que cria bolsão sem carros no bairro Taboão, ajudam, em primeiro lugar, munícipe de 52 anos a concretizar sonho antigo
Maria Rosenilda da Silva Teles, 52 anos, tinha um sonho: aprender a andar de bicicleta.
A oportunidade veio, acima de tudo, recentemente, graças à implementação, pela Prefeitura de Diadema, do programa Lazer Sobre Rodas.
A iniciativa cria, todo domingo, das 8h às 13h, por exemplo, um bolsão de lazer sem a circulação de carros no bairro Taboão.
Para a moradora do Jardim das Nações, bairro próximo do bolsão, o espaço de lazer tem sido uma – com o perdão do trocadilho – ‘mão na roda’.
“Sempre tive muita vontade de aprender a andar de bicicleta, mas nunca tinha tido oportunidade até o início do programa”, afirma, em resumo.
Quatro dias
Segundo Maria, foram precisos quatro dias, e o auxílio da equipe de apoio da Prefeitura, para que pudesse passear feliz sobre a ‘magrela’.
A própria moradora descreve sua epopeia particular. “No primeiro e no segundo dias, achei que não iria conseguir me equilibrar em duas rodas. Mas meu desejo e o incentivo dos técnicos da Prefeitura e do meu esposo foram fundamentais”, relata. “No terceiro dia já me sentia mais segura e confiante. Finalmente, no quarto dia saí pedalando sozinha. Um sonho de muitos anos realizado”, afirma.
Como Maria, cerca de 2 mil pessoas, ao longo de 11 fins de semana, já participaram do Lazer sobre Rodas.
O programa, criado em 18 de junho de 2023, incentiva o uso de bicicletas, patinetes, skates, triciclos, patins, overboards, carrinhos de rolimã ou qualquer outra modalidade sobre rodas.
Outra meta é estimular a utilização de ciclofaixas. Como incentivo extra a esses esportes, a administração municipal instala rampas e obstáculos pela via interditada.
Boa opção de lazer
Coordenador do programa, Felipe Catelan Martins opina, além disso, que o novo espaço foi claramente adotado pela comunidade como uma boa opção de lazer.
“Aos domingos vemos as mesmas crianças e famílias na rua, se divertindo. Muitos pequenos voltam com a própria bicicleta, tem famílias sentadas na praça conversando. Tem gente andando de skate e usando as rampas. Está sendo bem bacana.”
O Lazer sobre Rodas é realizado na Av. Paranapanema, altura do número 1.900.
Quando as condições climáticas não são favoráveis, a atividade, em conclusão, não acontece.