No momento, 345 moradores são beneficiados com cursos de idiomas no Centro de Formação Carlos Kopcak, equipamento público da Prefeitura de Diadema
O Centro de Formação Carlos Kopcak, equipamento do Departamento de Educação Popular da Secretaria de Educação de Diadema, oferece a 345 moradores do município, em primeiro lugar, cursos de inglês, espanhol e italiano.
O grande número de alunos do espaço, na região central da cidade, é ainda, acima de tudo, mais impressionante quando se considera o pouco tempo de existência do Kopcak, pouco mais de dois anos, e o fato dos cursos serem todos gratuitos.
Semestrais e voltados a todos os níveis de compreensão dos idiomas, as formações são oferecidas em diversos horários e dias da semana. Neste começo de ano, foram montadas 12 turmas: uma de Espanhol, três de Inglês e oito de Italiano, este último idioma oferecido graças a uma parceria com o consulado daquele país.
Adriana Kaneda, coordenadora do Centro de Línguas da instituição, explica, em suma, a grande procura por esse curso.
Sucesso nas aulas de Italiano
“As salas de Italiano são um sucesso e atribuo esse interesse pelo acesso que os adolescentes têm a plataformas de conteúdos e da globalização, que permite essa troca com outros países de maneira mais constante. Hoje um adolescente pode se conectar facilmente a conteúdos de Malta, da Coreia ou dos países árabes”, opina, em resumo. Ela aponta também que a gratuidade ofertada e a multifuncionalidade do espaço fazem do Kopcak um local privilegiado de aprendizagem para o jovem diademense.
Um desses jovens é Enzo Dorta Stevanato de Brito, 18 anos, que faz italiano desde o ano passado no local e já imagina uma das formas de usar o novo conhecimento. “Tenho o sonho de viajar à Itália, então conhecer o idioma é muito importante. Além disso, saber uma segunda língua é essencial nos dias de hoje para minha formação e carreira profissional.”
Enzo elogia a excelência da formação oferecida. “O Kopcak tem excelentes professores e um curso muito completo, com material didático, atividades extras e a atenção do professor com os alunos ao explicar e tentar ajudar da melhor forma”, completa.
Oportunidades profissionais
Danielly Bezerra dos Santos, 30 anos, que mora no Centro de Diadema, é uma das alunas de Inglês do Kopcak.
Ela fala como um novo idioma pode ser importante para a sua profissão.
“Sou jornalista e assim posso aumentar as oportunidades profissionais realizando entrevistas, campanhas e eventos internacionais. Além do idioma ser importante em qualquer profissão, na comunicação ele é essencial.”
Para a moradora, que afirma não poder pagar agora um curso semelhante, ter a possibilidade de aprender um novo idioma gratuitamente é excelente. “Estou bem satisfeita! As aulas são didáticas e dinâmicas, o que torna compreensível a qualquer idade. A turma tem uma faixa etária variada e todos conseguem estar na mesma página.” Ela gostou tanto que deseja fazer outros cursos de idiomas no Kopcak. “Gostaria de fazer todos, mas minha segunda opção seria italiano, depois espanhol”, afirma.
Para Karina Barbosa Peixoto Silva, 27 anos, fazer inglês de forma gratuita da mesma maneira está sendo uma grande oportunidade. “Faço estágio em uma multinacional e minha efetivação está dependendo disso. Cursos de idiomas são bem caros e mais de um idioma no currículo é ingresso para melhores oportunidades profissionais. Por isso tenho aproveitado cada segundo de aula e não pensei duas vezes para me inscrever”, esclarece.
As vagas para os cursos são disponibilizadas no começo e meio do ano. O curso de italiano atende adolescentes de 14 a 18 anos. Para inglês, são disponibilizadas vagas para pessoas a partir dos 12 anos e para espanhol não há limite de idade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 40561575, das 8h às 22h, ou pelo WhatsAppe (11) 4077-3550.
Centro de Formação
O Centro de Formação Carlos Kopcak, na Rua Manuel da Nóbrega, 155, Centro – já se consolidou como um espaço educativo privilegiado para apoiar o jovem em seu projeto de vida por meio de formações e cursos gratuitos.
Em 2023, por exemplo, mais de 370 pessoas realizaram algum curso de idioma no Kopcak. Outras formações muito procuradas no ano passado foram Trilhas e Trajetórias – Orientação Profissional, que teve 116 participantes, e de Tutoria Individual – Organização de Estudos, que oferece orientação para quem, por exemplo, quer entrar na faculdade. Por meio desse último, foram realizados cerca de 70 atendimentos.
Além dessas formações, o Kopcak é a unidade de referência na cidade da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo), que oferta vagas de graduação, e da UAB (Universidade Aberta do Brasil), por meio da qual é possível se candidatar a vagas de pós-graduação.
Além de centro de formação, moradores de Diadema podem frequentar o Kopcak como espaço de encontro e local de estudos. A unidade conta com salas de aula, auditório, sala de reuniões, de informática, Wi-Fi gratuito e espaço de convivência.
Educação integral do ser
Evelyn Daniel, diretora do Departamento de Educação Popular da Secretaria de Educação, esclarece, além disso, os objetivos e atuação do Centro de Formação.
“No Kopcak, pensamos na educação integral do ser. Nossos estudantes encontram aqui cursos nas diversas áreas do conhecimento e migram de um curso para o outro ou os realizam simultaneamente”, explica, em resumo.
“No Kopcak temos a oportunidade de cursos de excelência gratuitamente. É política pública e investimento na formação pessoal e profissional da população”, destaca, da mesma forma.
O Carlos Kopcak funciona, da mesma forma, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, para informações e inscrições.