Juros altíssimos: Portugal não é mais uma boa opção para os brasileiros?

In ABCD, Canto do Joca On
Foto ilustrativa (IStock)

Segundo o contador e consultor empresarial português, Joaquim Moreira, os juros altos prejudicam a entrada de brasileiros em Portugal

Portugal foi, por muitos anos, o paraíso para brasileiros que planejavam mudar de país.

Mas, com o tempo a situação mudou e o aumento dos juros é um dos principais responsáveis por essa dificuldade.

De acordo com dados do Banco de Portugal (BdP), o juro médio de novos empréstimos de habitação aumentou 0,18%, superando os 4% pela primeira vez e 11 anos.

Ainda segundo o BdP, a taxa de juros de novos depósitos a prazo de particulares também cresceu para 1,26%, o maior valor em 8 anos.

Impacto dos juros para os brasileiros que vivem em Portugal

Como resultado da alta nos juros, brasileiros que compraram casas em Portugal com parcelamento, estão vendo suas prestações dobrarem e mesmo com benefícios do governo, se tornou inviável viver no país.

“Minha prestação quase que dobrou, precisei buscar benefícios já que não tenho condições e mesmo assim eles não pagam 10% do valor da prestação. Estou perdido, tudo está caro, desde alimentos, luz e hipoteca”, diz Alexandre Silva, brasileiro filho de portugueses que está no país há 7 anos.

“Está tudo muito caro, o salário é menor do que os gastos e o governo está perdido. Não é muito diferente do Brasil, os brasileiros buscam Portugal para fugir da violência e até isso está aumentando. Está impossível se manter em Portugal”, relata Marta Dias, que vive no país há 2 anos.

Portugal: Difícil para se manter, bom para investir

Segundo o contador Joaquim Moreira, especialista em consultoria para empresários e trabalhadores brasileiros, Portugal não é uma boa opção para quem busca emprego, e sim para quem tem dinheiro para investir.

“É um bom país para quem tem dinheiro para investir, mas devido a essas circunstâncias e o baixo salário, é diferente para quem vem buscar emprego”, assinala, em suma.

“A primeira leva de brasileiros que vieram a Portugal eram os que tinham alta condição financeira, que fizeram marketing e atraíram os que vieram buscar trabalho. Mas antes  é preciso estudar antes a realidade do país. Portugal precisa de mão de obra braçal e é isso”, afirma, em conclusão.

Sobre Joaquim Moreira

Joaquim Moreira é, acima de tudo, um contabilista português, fundador da Moreira Contabilidade, com sede em Castelo de Paiva, em Portugal

You may also read!

BRK participa de expedição fotográfica com alunos do Instituto Maria Mercês em nascente do rio Tamanduateí

Empresa realizou uma roda de conversa com os alunos e destacou o avanço do serviço de saneamento A BRK, concessionária

Read More...

Ribeirão Pires elege Conselho Municipal de Mobilidade Urbana neste sábado (28.02)

Votação acontece na sede da Guarda Civil Municipal, e define representantes da sociedade civil para o mandato 2026–2028 A Secretaria

Read More...

Café da Manhã em homenagem às mulheres acontece no CIESP de Diadema na quarta (04.03)

Iniciativa tem, além disso, o apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu