José Ricardo Ramalho e Rodrigo Santos lançam o livro Trabalho e Mudança Social: efeitos da indústria automotiva no Rio de Janeiro, da Editora Annablume.

In Cultura, Economia, Educação On

A coletânea discute, em primeiro lugar, o processo de mudança social induzido pela indústria automotiva no Sul do Estado do Rio, com foco nos trabalhadores

Em 29 de agosto de 2022, às 17h., será lançada a coletânea “Trabalho e Mudança Social: efeitos da indústria automotiva no Rio de Janeiro”.

A obras é organizada por José Ricardo Ramalho e Rodrigo Santos, docentes do Departamento de Sociologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O trabalho reflete, acima de tudo, uma trajetória de pesquisa coletiva e de longo prazo sobre o Sul do Estado do Rio de Janeiro.

Ela foi realizada pelo grupo de pesquisa Desenvolvimento, Trabalho e Ambiente (DTA), reunindo docentes, pesquisadores de pós-doutorado, doutorandos e mestrandos de universidades como a UFRJ, a UFF e a UFMA que vêm investigando a indústria automotiva regional.

Em especial, a coletânea de 20 capítulos, apresenta os resultados da pesquisa conduzida com 369 trabalhadores do polo automotivo sul fluminense.

Foi realizada entre 2020 e 2021 e enfoca o perfil desse trabalhador e suas condições e relações de trabalho.

Contribuição

Ramalho, pesquisador que há cerca de 25 anos investiga a indústria na região, comenta sobre o trabalho.

“O livro é o resultado mais recente da investigação sobre as transformações que a indústria automotiva provocou nas relações de trabalho e na ação sindical, assim como nas dinâmicas econômicas e sociopolíticas mais amplas que caracterizam o sul fluminense. Nesse sentido, ele busca contribuir para a formulação de políticas públicas e para a melhoria das condições de vida e trabalho da população regional”, revela, em resumo.

O evento contará, além disso, com a presença de representantes da indústria automotiva, dos trabalhadores e do poder público local.

Os convidados terão, em conclusão, a oportunidade de conversar com os autores dos capítulos e seus organizadores e discutir parte de seus resultados.

José Ricardo Ramalho é professor titular do Departamento de Sociologia e docente do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ); e Rodrigo Salles Pereira dos Santos é professor adjunto do Departamento de Sociologia e docente do PPGSA/UFRJ.

Serviço

Lançamento do livro Trabalho e Mudança Social, Editora Annablume, organizado por José Ricardo Ramalho e Rodrigo Santos, docentes da UFRJ.

Dia 29 de agosto de 2022, às 17h., em formato online:  https://www.youtube.com/watch?v=d-vqSSvN5z8.

You may also read!

Jardim Pajussara ganha rede de água encanada

11.500 pessoas serão beneficiadas com a ligação gradual da água na região A comunidade do Jardim Pajussara, em Mauá, agora

Read More...

Ribeirão Pires realiza 1ª Conferência Municipal do Meio Ambiente com conversas sobre emergência climática

Sociedade civil, gestores públicos e especialistas se reuniram para debater a emergência climática e propor ações para mitigar os

Read More...

Defesa Civil de Rio Grande da Serra intensifica ações de conscientização sobre eventos climáticos

A Defesa Civil de Rio Grande da Serra, por meio do Gabinete de Crise e Pronta Resposta, sob a

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu