Joaquim Alessi
Wine Dinner, como dizem os ingleses, ou jantar harmonizado, no português bem claro, só poderia redundar, em primeiro lugar, numa maridaje perfecta, na terminologia do castelhano.
Una noche em Buenos Aires foi, acima de tudo, o casamento ideal da recepção do Baby Beef Jardim, com os néctares dos deuses da Viña Cobos, de Mendoza.
Além disso, um belíssimo show de tango, na noite de 19 de setembro deste 2024.
No comando pessoal da organização, Marcelo, Alessandro e o papai Américo, o tempo todo observando a movimentação e as entregas, sempre perfeitas.
Sobre os vinhos, destaque para a apresentação impecável do sommelier Moisés Lacerda, da Grand Cru e Evino.
Uma aula sobre os produtos oferecidos e a respeito do trabalho do grande enólogo Paul Hobbs, Mestre da Carbernet Sauvignon, entre outras uvas, claro.
Sempre ao lado do organizador e craque do B2B no mundo do vinho, Ricardo, o incansável Cacá.
Ressalte-se, da mesma forma, o desempenho impecável do sommelier do Baby Beef, Nadeglan Monteiro, e a organização do marketing, sempre primorosa, a cargo de Patrícia Caseiro.
Maridaje
E já que falamos em maridaje, vamos revelar como foi esse casamento.
De início, para harmonizar com a sempre belíssima mesa de frios, pães, frutas e queiios, o espumante Mumm Cuvée Reserva Brut.
No menu, brioche toast, salmão curado, remoulade com maçã verde, furikake, pérolas de mel e l’ancienne, tudo formando par perfeito para o Felino Chardonnay (branco).
Na sequência, polenta cremosa (de babar), cogumelos frescos crock ao tahiti, cremosa de tartufo (que aroma!) e fatia de miga (pãozinho especial) grelhada. Namorou deliciosamente com o Felino Cabernet Sauvignon (tinto).
Prato principal, o bife de chorizo ao black rub, acompanhado de risoto cremoso de pistache e hortelã, bok choy grelhado, aioli de alho negro e redução de malbec ao mascavo não poderia deixar de casar de forma esplendorosa com o magnífico Bramare Malbec (tinto), um dos top de Cobos, que já tivemos o prazer de visitar pessoalmente em Mendoza e ser recebidos com exclusividade pelo enólogo da vinícola.
O gran finale ficou para a sobremesa: rabanada de fondant, aerado de mascarpone (o queijo especial do Tiramissú), monteé de chocolate 33%, laranja cristalizada com pimenta rosa, crumble de avelã, praliné de pistache e sorbet de laranja. Harmonizada, a maravilhosa sobremesa, tinha de ser com um vinho português, Porto, e a honraria coube ao Graham´se Fine Tawny.
Em conclusão, se você perdeu essa oportunidade, fique de olho nas próximas. Serão imperdíveis!