Ipem-SP verifica opacímetros em São Bernardo

In ABCD On
- Updated
Foto: Divulgação

Aparelho mede a característica física dos gases de escape dos motores diesel, na forma do enegrecimento da fumaça 

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, realizou nesta sexta-feira (06.08) a verificação inicial de 13 opacímetros na Napro Eletrônica Industrial Ltda em São Bernardo. 

Opacímetro determina a opacidade da fumaça gerada por motor de ignição por compressão, expelida através do cano de descarga e não os gases (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de carbono) que a compõe.

Isso é feito pelo medidor de gases de exaustão veicular.  

A legislação de proteção ao meio-ambiente estabelece limites para emissão desses poluentes de modo a proteger a saúde e o meio ambiente.

O opacímetro é usado na fiscalização, mas também como ferramenta para diagnóstico de eventuais anomalias do veículo.  

O opacímetro é um instrumento de medição sujeito à metrologia legal, conforme determina a portaria Inmetro nº 60/2008 e, portanto, deve passar por verificação inicial, no fabricante, e verificações subsequentes quando em uso: verificação periódica uma vez por ano e verificação eventual após reparo. Por ser um instrumento óptico sofisticado, a verificação metrológica desse instrumento exige expertise do metrologista e o apoio de um de computador com software específico.  

Em 2020, o Ipem-SP verificou 704 opacímetros. Sendo 596 na verificação periódica, 94 na inicial e 14 em após reparo.   

A verificação inicial de opacímetros   

Utiliza-se um conjunto de filtros de densidade neutra adequado ao opacímetro a ser verificado.

São filtros fotográficos que reduzem a luz de todos os comprimentos de onda por igual.

No caso do opacímetro, esses filtros, cujo coeficiente de absorção é conhecido, são usados para simular os diferentes níveis de opacidade que a fumaça do motor produz na câmara de medição do instrumento.  

Exame visual: observa-se as inscrições obrigatórias de acordo a portaria de Aprovação de Modelo.  

Ensaio de medição estática: com o instrumento funcionando em modo de medição contínua, utiliza-se programa de computador específico onde as informações técnicas do opacímetro, o código dos filtros e os valores de medição, obtidos em coeficiente de absorção de luz (cuja unidade é m-1), são registrados.  

Para realizar o ensaio registra-se a indicação de zero do opacímetro (sem nenhum filtro inserido) no software.

Insere-se o filtro de opacidade baixa no opacímetro e registra-se o valor obtido no software.

Repete-se a operação com os filtros de opacidade média e opacidade alta.

Os cálculos do índice de capacidade de medição de cada filtro, a incerteza expandida do ensaio e a comparação dos erros de medição com os valores da tabela específica são feitos pelo aplicativo.

O opacímetro é aprovado, em conclusão, se o erro de medição apresentado para cada filtro estiver dentro dos valores admitidos.  

­­­­­­­­­­­­­­­­­­  

You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu