Aparelho mede a característica física dos gases de escape dos motores diesel, na forma do enegrecimento da fumaça
O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Estado, vinculada à Secretaria da Justiça, realizou nesta sexta-feira (06.08) a verificação inicial de 13 opacímetros na Napro Eletrônica Industrial Ltda em São Bernardo.
Opacímetro determina a opacidade da fumaça gerada por motor de ignição por compressão, expelida através do cano de descarga e não os gases (hidrocarbonetos, monóxido de carbono e dióxido de carbono) que a compõe.
Isso é feito pelo medidor de gases de exaustão veicular.
A legislação de proteção ao meio-ambiente estabelece limites para emissão desses poluentes de modo a proteger a saúde e o meio ambiente.
O opacímetro é usado na fiscalização, mas também como ferramenta para diagnóstico de eventuais anomalias do veículo.
O opacímetro é um instrumento de medição sujeito à metrologia legal, conforme determina a portaria Inmetro nº 60/2008 e, portanto, deve passar por verificação inicial, no fabricante, e verificações subsequentes quando em uso: verificação periódica uma vez por ano e verificação eventual após reparo. Por ser um instrumento óptico sofisticado, a verificação metrológica desse instrumento exige expertise do metrologista e o apoio de um de computador com software específico.
Em 2020, o Ipem-SP verificou 704 opacímetros. Sendo 596 na verificação periódica, 94 na inicial e 14 em após reparo.
A verificação inicial de opacímetros
Utiliza-se um conjunto de filtros de densidade neutra adequado ao opacímetro a ser verificado.
São filtros fotográficos que reduzem a luz de todos os comprimentos de onda por igual.
No caso do opacímetro, esses filtros, cujo coeficiente de absorção é conhecido, são usados para simular os diferentes níveis de opacidade que a fumaça do motor produz na câmara de medição do instrumento.
Exame visual: observa-se as inscrições obrigatórias de acordo a portaria de Aprovação de Modelo.
Ensaio de medição estática: com o instrumento funcionando em modo de medição contínua, utiliza-se programa de computador específico onde as informações técnicas do opacímetro, o código dos filtros e os valores de medição, obtidos em coeficiente de absorção de luz (cuja unidade é m-1), são registrados.
Para realizar o ensaio registra-se a indicação de zero do opacímetro (sem nenhum filtro inserido) no software.
Insere-se o filtro de opacidade baixa no opacímetro e registra-se o valor obtido no software.
Repete-se a operação com os filtros de opacidade média e opacidade alta.
Os cálculos do índice de capacidade de medição de cada filtro, a incerteza expandida do ensaio e a comparação dos erros de medição com os valores da tabela específica são feitos pelo aplicativo.
O opacímetro é aprovado, em conclusão, se o erro de medição apresentado para cada filtro estiver dentro dos valores admitidos.