Iniciativa do vereador Julinho Fuzari, entrega do 1º Selo Empresa Amiga do Autista estimula emprego e inclusão em São Bernardo

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Vereador Julinho Fuzari na entrega do primeiro selo pelo prefeito, Marcelo Lima/Divulgação

Acatando indicação do líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Julinho Fuzari, Executivo enviou proposta que já se tornou lei

Objetivo é incentivar a iniciativa privada a implementar política de geração de trabalho para pessoas com TEA

A Prefeitura de São Bernardo irá entregar, acima de tudo, o primeiro certificado do Selo Empresa Amiga do Autista, criado em abril.

O diploma será concedido nesta quarta-feira (18.06) para a Datamace Informática.

A ideia é incentivar empresas a adotarem, portanto, política interna de oferta de emprego para pessoas com TEA.

O projeto, que já se tornou lei na cidade, foi aprovado pela Câmara em 2 de abril, Dia Mundial do Autismo.

Entre as iniciativas consideradas para alcançar o reconhecimento com o Selo Empresa Amiga do Autista estão a reserva de vagas para contratação de funcionários com TEA, capacitação para o exercício de funções de maior remuneração e a promoção ou patrocínio a eventos culturais dirigidos ao segmento.

Humanização

O prefeito avalia que a proposta envolve, além disso, não apenas a questão do trabalho, mas também inclusão, humanização e sensibilidade.

“Inclusão não pode ficar nas palavras, é preciso ação efetiva para transformar a sociedade, e nada melhor do que emprego para dar dignidade e respeito, possibilitando condições de obtenção de renda a esse público e novas oportunidades no mercado de trabalho. O Selo Empresa Amiga do Autista simboliza a atenção que daremos à inclusão no nosso governo, com políticas públicas que atendam a toda a população”, frisou o prefeito, Marcelo Lima.

O propósito do Executivo com a iniciativa é homenagear os estabelecimentos empresariais que promovam a inclusão na medida em que abram vagas de emprego e contratem autistas para o quadro de funcionários.

A premiação será concedida pela própria Prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Pasta instituída na reforma administrativa promovida pelo prefeito logo após assumir o mandato.

No projeto enviado à Câmara, o prefeito, Marcelo Lima, reconhece que indicação partiu do vereador Julinho Fuzari. Veja o documento abaixo:

Datamace

Empresa especializada em soluções integradas para gestão de Recursos Humanos, a Datamace está instalada em São Bernardo há 38 anos, na Vila Olga, e conta com 96 funcionários, um deles com TEA, Leoni Frazão de Oliveira, de 17 anos.

A sócia Flávia Cristina Cabezaolias explicou que a decisão de contratar o adolescente se deu por vários motivos, inclusive porque tem um familiar autista. Segundo ela, a iniciativa da Prefeitura é um reconhecimento que valoriza as empresas que abraçam a causa.

“E isso nos fez refletir sobre o futuro dele (do familiar) e de tantas outras pessoas dentro do espectro. Também percebemos que muitas das características dos autistas, como foco e atenção aos detalhes, se alinham muito bem com as demandas do nosso trabalho. Mas, acima de tudo, queremos oferecer oportunidades reais de inclusão, desenvolvimento e um futuro digno para todos. Valorizamos muito a iniciativa da Prefeitura em criar o selo Empresa Amiga dos Autistas. Esse tipo de reconhecimento não só valoriza as empresas que abraçam a causa, mas também ajuda a construir uma sociedade mais justa, diversa e preparada para acolher as diferenças”, comentou Flávia.

Referência

Titular da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Fábio Rodrigues Branco avaliou que a criação do selo representa passo importante na construção de uma São Bernardo mais inclusiva e acolhedora.

“Este selo não é apenas um reconhecimento, é um compromisso com a acessibilidade, o respeito e a valorização das pessoas com TEA e de suas famílias. Por meio desta iniciativa, buscamos incentivar o comércio local, prestadores de serviços e empresas em geral a adotarem práticas inclusivas, desde o atendimento até à adaptação dos espaços, contribuindo para que São Bernardo se torne referência em inclusão e cidadania”, comentou.

As empresas interessadas em abraçar a causa e que almejam alcançar o selo podem fazer, da mesma forma, o cadastro no link https://guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos/servicos/217904/mostrar?assuntoOrigem=341.

“Convidamos todas as empresas a se cadastrarem através da guia de serviços no site da Prefeitura. Essa é uma oportunidade concreta de fazer a diferença, promovendo empatia e construindo, juntos, uma sociedade onde todos tenham seu lugar garantido”, disse, em conclusão, Fábio Branco.

You may also read!

Chef Bruno Stippe, da C…Q Sabe!, bate papo sobre gastronomia local em Ribeirão Pires

Evento gratuito no Centro Histórico e Literário (CHL) com o renomado chef da culinária italiana Joaquim Alessi A Prefeitura de Ribeirão

Read More...

Cervejaria Madalena celebra 10ª edição do Pet Day com adoção, música e diversão para toda a família

A Cervejaria Madalena prepara, em primeiro lugar, mais uma edição de sucesso de um dos eventos mais aguardados pelo

Read More...

Braskem abre inscrições para o Concurso “Ações que Transformam” no ABCD

Iniciativa valoriza, acima de tudo, projetos e ações comunitários com foco social e ambiental em Santo André, Mauá e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu