Iniciativa do vereador Julinho Fuzari, entrega do 1º Selo Empresa Amiga do Autista estimula emprego e inclusão em São Bernardo

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Vereador Julinho Fuzari na entrega do primeiro selo pelo prefeito, Marcelo Lima/Divulgação

Acatando indicação do líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Julinho Fuzari, Executivo enviou proposta que já se tornou lei

Objetivo é incentivar a iniciativa privada a implementar política de geração de trabalho para pessoas com TEA

A Prefeitura de São Bernardo irá entregar, acima de tudo, o primeiro certificado do Selo Empresa Amiga do Autista, criado em abril.

O diploma será concedido nesta quarta-feira (18.06) para a Datamace Informática.

A ideia é incentivar empresas a adotarem, portanto, política interna de oferta de emprego para pessoas com TEA.

O projeto, que já se tornou lei na cidade, foi aprovado pela Câmara em 2 de abril, Dia Mundial do Autismo.

Entre as iniciativas consideradas para alcançar o reconhecimento com o Selo Empresa Amiga do Autista estão a reserva de vagas para contratação de funcionários com TEA, capacitação para o exercício de funções de maior remuneração e a promoção ou patrocínio a eventos culturais dirigidos ao segmento.

Humanização

O prefeito avalia que a proposta envolve, além disso, não apenas a questão do trabalho, mas também inclusão, humanização e sensibilidade.

“Inclusão não pode ficar nas palavras, é preciso ação efetiva para transformar a sociedade, e nada melhor do que emprego para dar dignidade e respeito, possibilitando condições de obtenção de renda a esse público e novas oportunidades no mercado de trabalho. O Selo Empresa Amiga do Autista simboliza a atenção que daremos à inclusão no nosso governo, com políticas públicas que atendam a toda a população”, frisou o prefeito, Marcelo Lima.

O propósito do Executivo com a iniciativa é homenagear os estabelecimentos empresariais que promovam a inclusão na medida em que abram vagas de emprego e contratem autistas para o quadro de funcionários.

A premiação será concedida pela própria Prefeitura, por meio da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Pasta instituída na reforma administrativa promovida pelo prefeito logo após assumir o mandato.

No projeto enviado à Câmara, o prefeito, Marcelo Lima, reconhece que indicação partiu do vereador Julinho Fuzari. Veja o documento abaixo:

Datamace

Empresa especializada em soluções integradas para gestão de Recursos Humanos, a Datamace está instalada em São Bernardo há 38 anos, na Vila Olga, e conta com 96 funcionários, um deles com TEA, Leoni Frazão de Oliveira, de 17 anos.

A sócia Flávia Cristina Cabezaolias explicou que a decisão de contratar o adolescente se deu por vários motivos, inclusive porque tem um familiar autista. Segundo ela, a iniciativa da Prefeitura é um reconhecimento que valoriza as empresas que abraçam a causa.

“E isso nos fez refletir sobre o futuro dele (do familiar) e de tantas outras pessoas dentro do espectro. Também percebemos que muitas das características dos autistas, como foco e atenção aos detalhes, se alinham muito bem com as demandas do nosso trabalho. Mas, acima de tudo, queremos oferecer oportunidades reais de inclusão, desenvolvimento e um futuro digno para todos. Valorizamos muito a iniciativa da Prefeitura em criar o selo Empresa Amiga dos Autistas. Esse tipo de reconhecimento não só valoriza as empresas que abraçam a causa, mas também ajuda a construir uma sociedade mais justa, diversa e preparada para acolher as diferenças”, comentou Flávia.

Referência

Titular da Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Fábio Rodrigues Branco avaliou que a criação do selo representa passo importante na construção de uma São Bernardo mais inclusiva e acolhedora.

“Este selo não é apenas um reconhecimento, é um compromisso com a acessibilidade, o respeito e a valorização das pessoas com TEA e de suas famílias. Por meio desta iniciativa, buscamos incentivar o comércio local, prestadores de serviços e empresas em geral a adotarem práticas inclusivas, desde o atendimento até à adaptação dos espaços, contribuindo para que São Bernardo se torne referência em inclusão e cidadania”, comentou.

As empresas interessadas em abraçar a causa e que almejam alcançar o selo podem fazer, da mesma forma, o cadastro no link https://guiadeservicos.saobernardo.sp.gov.br/guia-de-servicos/servicos/217904/mostrar?assuntoOrigem=341.

“Convidamos todas as empresas a se cadastrarem através da guia de serviços no site da Prefeitura. Essa é uma oportunidade concreta de fazer a diferença, promovendo empatia e construindo, juntos, uma sociedade onde todos tenham seu lugar garantido”, disse, em conclusão, Fábio Branco.

You may also read!

Prefeito Marcelo Lima visita Embaixada em Dublin e recebe apoio do órgão a alunos do Conecta 

Encontro de cortesia com Flávio Helmold Macieira, representante do Brasil na Irlanda, deu-se, em primeiro lugar, com a proposta

Read More...

Imperdível: Guia Os Melhores Vinhos do Chile 2025, por Marcelo Copello

O lançamento aconteceu em 26 de junho, na Hotmart, mas ainda dá tempo de garantir um exemplar a preço

Read More...

Segurança jurídica e transparência atraem mais de 10 mil empresas de outras cidades para a Capital só no primeiro semestre de 2025

Desde 2021, mais de 84 mil estabelecimentos mudaram para São Paulo e proporcionaram, acima de tudo, R$ 3,2 bilhões

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu