IA no currículo: cinco dicas para evitar erros que podem custar uma oportunidade de trabalho

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated

Jane Lu, fundadora da varejista online Showpo e jurada no programa “Shark Tank” na Austrália, recentemente causou alvoroço nas redes sociais ao compartilhar a frustração com uma candidatura de emprego de um jovem da geração Z, que aparentemente foi produzida com a ajuda de uma inteligência artificial (IA).

Segundo Lu, o documento apresentava trechos genéricos, campos em branco e até orientações automáticas deixadas pela IA, refletindo a falta de revisão e de um toque pessoal. Em um vídeo que já soma mais de 50 mil visualizações no TikTok, a fundadora classificou a candidatura como “a pior de todos os tempos” e chamou a atenção para o uso desatento da tecnologia no processo seletivo.

Com o aumento da presença da inteligência artificial no recrutamento, tanto por parte das empresas quanto dos profissionais, Paulo Lázari, CEO e cofundador da Recrutei, plataforma que combina tecnologia e inovação para otimizar contratações, aponta caminhos para o uso assertivo da IA na criação de currículos:

“Dados da YouGov mostram que 40% dos jovens da geração Z na Austrália já utilizam IA para tarefas diversas, incluindo essa. Porém, erros frequentes, como falta de personalização e revisão, podem comprometer as chances dos candidatos. A tecnologia é um apoio importante, mas, quando não bem ajustada, resulta em prejuízo”.

Para ajudar candidatos a utilizarem a IA de forma eficiente, ele destaca cinco dicas essenciais para evitar que o uso da ferramenta prejudique o processo seletivo:

  1. Personalize o conteúdo
    É importante revisar as informações geradas e adaptá-las para a vaga específica, usando palavras-chave que se alinhem com o perfil buscado pela empresa.
  2. Evite copiar e colar automaticamente
    Ler com atenção o texto gerado antes de enviar é fundamental. A IA pode gerar instruções automáticas que, sem revisão, acabam no currículo final.
  3. Destaque suas habilidades reais
    Utilizar a IA para listar habilidades é importante, mas é preciso sempre priorizar aquelas mais relevantes à oportunidade desejada. “A falta de foco nas habilidades-chave pode fazer o candidato se destacar menos no processo”, observa Lázari. 
  4. Elimine orientações da IA
    Muitos textos gerados trazem orientações de preenchimento, como “[experiência/habilidade relevante]”. Esses espaços em branco devem ser complementados com informações reais e, após isso, ainda é necessário revisar o documento final.
  5. Use a IA para o básico e adicione detalhes próprios
    A ferramenta pode ajudar a criar uma estrutura inicial, mas as experiências precisam ser descritas com autenticidade e detalhes únicos, que mostrem a personalidade do candidato. “É o momento de a pessoa realmente mostrar quais características as diferenciam dos demais participantes”, menciona o CEO.  “A IA realmente é uma aliada, mas o candidato precisa garantir que o currículo reflita seu perfil específico e se destaque da concorrência. É preciso evitar que os conteúdos apareçam de forma repetitiva e irrelevante. Seguindo algumas estratégias, o recurso pode servir de suporte para conquistar a tão sonhada vaga”, destaca o executivo.  Sobre a Recrutei
    A Recrutei é uma plataforma de recrutamento e seleção que oferece soluções inovadoras para otimizar os processos de contratação das empresas. Com tecnologia de ponta, simplifica a busca e a triagem de candidatos, permitindo que os recrutadores encontrem os profissionais ideais de forma rápida e eficiente. Para mais informações, acesse: https://recrutei.com.br/.

You may also read!

Saúde mental de adolescentes: mais de três horas por dia em comportamentos sedentários piora o quadro

Conclusão é, acima de tudo, de estudo publicado no Journal of Adolescent Health, que analisou dados de mais de

Read More...

Ribeirão Pires elegerá novos membros do Conselho Municipal de Educação

Eleição acontece, em primeiro lugar, em 15 de março, das 9h às 13h, na Escola Municipal Engenheiro Carlos Rohm

Read More...

Fundo Social de São Bernardo alinha novos projetos sociais em encontro promovido no Palácio dos Bandeirantes

Agenda na sexta-feira (21.02) reuniu a primeira-dama e presidente do Fundo Social de São Paulo, Cristiane Freitas, e a

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu