Como incentivo à prática de exercícios físicos, colaboradores participaram de aulas gratuitas de luta e dança, além de palestras educativas
O Hospital Nardini, em Mauá, promoveu nesta semana, em primeiro lugar, diversas atividades relacionadas à campanha Novembro Azul.
O mês é, acima de tudo, de conscientização sobre o câncer de próstata.
Dias 17 e 18 de novembro, os urologistas Alexandre Gomes de Agostinho e Karlo Danilson de Moraes Souza abordaram, no período da manhã, aspectos sobre a prevenção e perigos da doença.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum no Brasil entre os homens.
Além disso, cerca de 75% dos casos no mundo são diagnosticados a partir dos 65 anos.
No plantão noturno, a palestra sobre a doença foi conduzida, da mesma forma, pelo ginecologista Tomás P. Smith-Howard, coordenador da Maternidade.
Atividades físicas
A prática de atividades físicas é altamente recomendada para evitar o surgimento de diversos tipos de cânceres.
Por isso, a unidade ofereceu aos colaboradores aulas de boxe e muay thai com o tricampeão brasileiro e sul-americano de boxe, Ailton Pessoa, e com o instrutor Guilherme Panzarini.
Já as aulas de ritmos foram ministradas pelo convidado Lucas Rodrigues.
O cenário dos eventos foi elaborado pela terapeuta ocupacional Eliana Galvano, com apoio e organização da enfermeira do setor de Educação Permanente, Cláudia Maria, das assistentes sociais Ângela Coelho, Tereza Cristina, Jussara Silva e Camila Luana, além dos técnicos de Segurança do Trabalho, André Paixão e Fernanda Silva.
O câncer de próstata é a segunda causa de morte entre os homens com câncer e atinge 13% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. O principal fator de risco é a idade e sua incidência aumenta significativamente a partir dos 50 anos. Outros fatores de riscos conhecidos são o histórico familiar e fatores genéticos hereditários.
Visita Coren-SP
Outra ação organizada nesta semana foi a visita de representantes do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), que estiveram dia 16 no auditório do Hospital Nardini para debater junto aos profissionais da categoria os aspectos do Código de Ética de Enfermagem.
Organizada pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa e Educação Permanente (NEPEP), a palestra foi proferida pela enfermeira Márcia Brito, conselheira do Coren-SP.
O objetivo, em conclusão, foi o de retomar as atividades presenciais do órgão na unidade.