Hospital Nardini inicia exames de mamografia para zerar fila de espera em Mauá

In Canto do Joca On
- Updated
O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, e a diretora-geral do hospital, Dra. Adlin Savino Veduato – Foto: Divulgação/PMM

Pela primeira vez, Mauá realiza, portanto, exames de mamografia no Hospital Nardini.

Os atendimentos às pacientes começaram em 15 de dezembro, mediante agendamento prévio, dois dias após a instalação do aparelho na unidade.

O exame de mamografia é, acima de tudo, o mais utilizado para o diagnóstico precoce do câncer de mama.

Até o fim do ano a previsão é de realizar, além disso, pelo menos 464 mamografias.

Em janeiro, 8 mil mulheres aguardavam pelo exame no município. Atualmente, há pouco mais de 5 mil por conta da atualização da fila.

A Prefeitura assinou neste mês contrato que garante a realização de 5 mil mamografias.

Os agendamentos das pacientes que esperavam pelo serviço – algumas delas desde 2020 – começaram a ser realizados em 3 de dezembro.

“É um momento de muita felicidade, uma alegria dupla. Primeiro por ser diretora do hospital que é referência para tantos pacientes, e segundo por ser mulher. É um anseio antigo da população feminina de Mauá. Uma conquista imensurável para as mulheres da cidade. Agradecemos o empenho da Prefeitura e pelo cumprimento da promessa de trazer o equipamento ao nosso hospital. Algo que parecia distante, mas que hoje é realidade”, celebra, por exemplo, a diretora-geral do Nardini, Dra. Adlin Savino Veduato.

O acordo foi firmado graças a emenda parlamentar federal de 2021, que destinou R$ 770 mil para a saúde do município, dos quais R$ 275 mil servirão para custear os exames.

A previsão é, da mesma forma, de 30 mamografias por dia – ou 720 mensais.

Antes, as pacientes que necessitavam de mamografia na cidade passavam com o médico da UBS (Unidade Básica de Saúde) e tinham os dados inseridos no SISREG (Sistema de Regulação), que as encaminhava para os serviços de referência estaduais.

A doença

O câncer de mama é, por exemplo, o tipo de tumor mais comum entre as mulheres brasileiras. Pode ser percebido a partir de um caroço no seio, seguido ou não de dor.

O Ministério da Saúde recomenda que as mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia a cada dois anos. Em pacientes com histórico de casos de câncer de mama na família, o médico pode pedir o exame, independentemente da idade e em intervalos mais frequentes.

A verificação realizada em casa, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do corpo, mas não substitui a investigação clínica.

Se for observada alguma alteração, a paciente deve, em conclusão, procurar o serviço de saúde.

You may also read!

Prefeito Marcelo Lima visita na Irlanda os 20 alunos em intercâmbio do Conecta São Bernardo

Estudantes do Ensino Médio da rede pública beneficiados pelo inédito programa, criado pela gestão municipal, estão em Dublin desde

Read More...

Campanha de doação reforça compromisso da Unipar com comunidades onde atua

Iniciativa mobilizou colaboradores e moradores em Cubatão, Santo André e Camaçari e beneficiará diversas instituições sociais A Unipar concluiu mais

Read More...

Muito mais que frango com polenta: Festival Gastronômico ‘Sabores da Gente’ convida restaurantes a reforçar cultura culinária de São Bernardo

Evento terá foco em mostrar a pluralidade gastronômica da cidade, oferecendo desconto de, no mínimo, 25%; estabelecimentos podem se

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu