Unidade é, acima de tudo, a primeira 100% SUS a receber a certificação pelos serviços públicos prestados
Na manhã desta quarta-feira, 8 de maio, o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini de Mauá recebeu o certificado ABNT NBR ISO 9001:2015, tornando-se o primeiro hospital 100% SUS (Sistema Único de Saúde) a alcançar este selo na área de atendimento do ABCD.
A cerimônia de entrega ocorreu no anfiteatro da unidade, destacando a evolução do equipamento de saúde, que serve a cerca de 650 mil pessoas nas cidades de Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
A cerimônia de certificação contou com a presença de autoridades locais, incluindo Eliene de Paula Pinto, coordenadora de Regulação da Rede de Urgência e Emergência, representando o prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, e a secretária de Saúde de Mauá, Célia Bortoletto; o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes; a diretora-geral do Complexo de Saúde de Mauá (COSAM), Dra. Patrícia Veronesi; e a sócia-fundadora e CEO do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), Mara Machado, que realizou a entrega oficial do certificado, celebrando o empenho e a dedicação dos profissionais do hospital.
Gerente de Qualidade e Planejamento do Hospital Nardini, Rodrigo Brolo destacou o pioneirismo e a importância da conquista.
“A criação de um sistema de gestão da qualidade é um passo importante no crescimento sustentável de uma instituição. O sistema da qualidade, tal como previsto na norma ISO 9001:2015, propõe às instituições reflexões sobre a sua estratégia, as suas forças e as suas fraquezas, bem como a melhor forma de monitorar a eficácia de seus processos”, explicou.
Sempre aprimorar
Diretora-geral da unidade, Dra. Patrícia Veronesi seguiu com a promessa de sempre aprimorar os serviços do Hospital.
“Receber uma certificação não é um quadro na parede, é a concretização de um processo. É uma cadeia de atos que agora temos que seguir. E o compromisso importante também é o do não retrocesso. Ou seja, essa equipe seguindo comigo não retroagirá”, afirmou.
Representante do Executivo municipal, Eliene de Paula Pinto celebrou o momento inédito do Nardini e felicitou aos que participaram da conquista.
“Eu parabenizo a todos, a Dra. Patrícia, todos na equipe, porque esse é um marco histórico importantíssimo. Tenho certeza de que o Hospital está em boas mãos e que, em breve, teremos novas certificações”, previu.
Em sua fala, Mara Machado, do IQG, disse que certificações na área da saúde ainda é uma novidade na famosa organização internacional de padronização.
“A partir de 2023, a gente começa a discutir a norma ISO para a saúde. Então, a Qualisa veio acompanhando toda essa trajetória e agora declaramos que esse é o primeiro hospital, é o certificado 01, na ISO 9001”, explicou.
Verdadeiros beneficiados
Por fim, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes refletiu sobre os verdadeiros beneficiados a partir dos selos de qualidade.
“Todas as acreditações e certificações têm um destinatário, que é a população. O esforço é nosso, mas o grande beneficiado é o usuário. Quando entregamos uma melhor assistência, conseguimos ser melhores na resolutividade, passamos a ser mais práticos, ágeis e eficientes”, declarou o presidente da FUABC.
Além disso, completou: “A Fundação do ABC faz parte da história do Nardini, com grandes desafios e conquistas. As ações de qualidade são para nós um farol. Fico emocionado, pois um compromisso que assumi é o de oferecer o melhor para Mauá. A certificação de qualidade reflete o esforço de todos neste sentido, das boas práticas e da saúde efetiva”.
Com essa conquista, o Nardini reafirma seu compromisso com a excelência no atendimento à saúde pública, promovendo melhorias contínuas em seus serviços e fortalecendo a confiança da comunidade.
A cerimônia foi concluída com uma homenagem aos colaboradores, reconhecendo seus esforços e a importante conquista para a saúde pública de Mauá.
Construído nos anos 70 e incorporado ao sistema público em 1985, o Hospital Nardini tem desempenhado papel fundamental no atendimento de média complexidade no ABCD.
Referência regional, conta com estrutura de 12 mil metros quadrados e 231 leitos, sendo o único hospital geral integrado ao SUS em Mauá.
SELO ISO 9001:2015
O processo de certificação do Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini durou, por exemplo, cerca de quatro meses, e ocorreu a partir de colaboração com o Instituto Qualisa de Gestão.
A implementação do sistema de gestão da qualidade visa aprimorar a eficácia dos processos internos e a satisfação do usuário, elementos centrais da norma ISO 9001:2015.
A sigla ISO remete à International Organization for Standardization, que, em tradução livre, significa Organização Internacional para Padronização.
Dessa maneira, a ISO constitui-se como uma organização não governamental, composta por organismos de normalização, cuja finalidade é, justamente, o estabelecimento de normas.
O sistema de qualidade ISO 9001:2015 propõe às instituições a reflexão sobre a sua estratégia, suas forças e fraquezas, a melhor forma de potencializar ou mitigar umas e outras, bem como a melhor forma de monitorização da eficácia dos seus processos internos.
Os esforços visam contribuir com os gestores da Saúde na garantia da qualidade dos processos, agilidade na produção e, consequentemente, na satisfação dos clientes.
A última edição é a 9001:2015, cuja tradução foi publicada, em conclusão, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas, a ABNT.