Joaquim Alessi *
Equipamento realizará, em primeiro lugar, 20 mil atendimentos por mês, ampliando a rede municipal de saúde de Santo André
A construção do Hospital da Vila Luzita, em Santo André, segue evoluindo e alcançou, acima de tudo, 40% de obra concluídos.
Uma das principais intervenções em andamento no município, o equipamento terá por objetivo ampliar e tornar ainda mais completo o sistema de saúde municipal.
Sistema esse que vem sendo totalmente reformulado.
“É um hospital que vai ter capacidade para realizar mais de 20 mil atendimentos por mês”, celebrou, em resumo, o prefeito Paulo Serra.
O chefe do Executivo vistoriou o local na semana passada.
Ele afirmou ainda: “É um dos equipamentos mais importantes dessa reestruturação da saúde que a gente está fazendo”.
“Já foram mais de 30 equipamentos modernizados na cidade, como unidades de saúde e o CHM”, disse ainda.
E continuou: “O Qualisaúde está passando por todas as regiões, inclusive esta, uma das áreas mais populosas da nossa cidade”.
O Hospital da Vila Luzita está sendo construído na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, em frente ao AME Santo André.
O equipamento terá 5,5 mil metros quadrados e 80 leitos à disposição da população, além de dois centros cirúrgicos, e servirá ao público em geral.
A expectativa é de que a inauguração ocorra em 2024.
“Estou muito feliz por ver a evolução da obra e com a expectativa alta de entregar mais esse equipamento de saúde para a nossa população no primeiro semestre de 2024. Não tenho dúvidas de que será um reforço e tanto para a nossa rede hospitalar, aumentando ainda mais a nossa capacidade de atendimento”, destacou, em suma, o secretário de Saúde, Gilvan Junior.
Histórico
Inicialmente o Hospital da Vila Luzita seria construído no prédio que hoje abriga o Complexo de Assistência Social Andreense (Casa).
O Complexo foi inaugurado em setembro de 2022 no entroncamento da Avenida São Bernardo com a Rua dos Cocais.
Assim, com a mudança de local, o projeto pôde ser adaptado e ganhou, acima de tudo, corpo.
O hospital é mais uma benfeitoria para a região da Vila Luzita, já contemplada, da mesma forma, com o restaurante Bom Prato e a UPA Vila Luzita.
Além disso, o AME Oncológico, recapeamento da Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, áreas de lazer da Rua Gamboa e da Rua Constituição, entre outras intervenções.
Com base em texto de Dérek Bittencourt
Assista ao vídeo:
Vídeo: Donizete Gimenez/PMSA
Veja a galeria de imagens. Fotos: Angelo Baima/PMSA