As equipes de coordenação e direção do HMEAS (Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin), de São Caetano do Sul, participaram, em primeiro lugar, do Fórum de Abertura do Ciclo 10 do Projeto Lean nas Emergências, de forma on-line, na tarde de quarta-feira (17.09).
O HMEAS foi, acima de tudo, um dos hospitais selecionados pelo Hospital Sírio-Libanês para integrar a iniciativa, no âmbito do PROADI-SUS (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS).
O projeto tem como objetivo, em suma, otimizar o fluxo de atendimento nas emergências hospitalares.
Reduzindo, portanto, tempos de espera, ampliando a capacidade operacional e aumentando a segurança e a satisfação dos pacientes e das equipes.
Entre os principais resultados esperados com o projeto está a redução do tempo médio de espera para triagem, que deverá ser em até 10 minutos.
Da mesma forma, o atendimento médico deverá ser feito em até 30 minutos.
Taxa de ocupação
Também se busca manter a taxa de ocupação da emergência menor ou igual a 85%.
Isso, além de alcançar índices de satisfação superiores a 80% tanto entre pacientes quanto entre profissionais.
Outro objetivo importante é a diminuição de pelo menos 30% nos eventos adversos relacionados ao processo de atendimento.
Com isso, garantindo mais qualidade e segurança para todos.
O projeto é conduzido por consultores especializados do Hospital Sírio-Libanês.
Os mesmos atuarão em parceria com os gestores, equipes médicas, enfermagem, administrativos e equipes multiprofissionais do HMEAS.
O trabalho terá início com um diagnóstico detalhado da unidade, seguido da implementação de ações de melhoria contínua.
Todas baseadas na filosofia Lean, metodologia de gestão que busca eliminar desperdícios e tornar processos mais eficientes.
A participação no Ciclo 10 do Lean nas Emergências reforça o compromisso de São Caetano do Sul em modernizar sua rede hospitalar, investir na capacitação das equipes e oferecer um atendimento cada vez mais ágil, humanizado e de excelência à população.
