Para a Prefeitura, a redução criminal é, acima de tudo, fruto da integração da GCM com o 24º Batalhão da PM e a Polícia Civil
Diadema apresentou, em suma, nova queda no número de homicídios dolosos (quando há intenção de matar).
A significativa redução é da ordem de 80% neste tipo de crime de janeiro a maio deste ano.
A cidade, que já foi uma das mais violentas do País com relação a taxa de homicídios, também aponta quedas consecutivas em outros índices criminais.
A base está nos dados oficiais da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP-SP), recém-publicados.
A partir deles, a Prefeitura comparou os índices criminais dos cinco primeiros meses deste ano com o mesmo período do ano anterior.
Tratando como prioridade a segurança pública, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã, realiza estudo comparativo mensal dos principais índices de criminalidade.
A tabulação é realizada pelo Observatório Municipal de Segurança Pública, recentemente criado.
Seu objetivo é reforçar a área de inteligência da Guarda Civil Municipal (GCM) e contribuir cientificamente para o sucesso das políticas públicas.
A estatística completa da SSP-SP consiste no monitoramento de 23 índices de criminalidade.
Números por tipos de ações
Desse total, Diadema apresentou 18 reduções/estabilidades e cinco aumento de número de casos.
Entre algumas reduções criminais importantes em Diadema estão homicídio doloso (-80%) e homicídio culposo por acidente de trânsito (-80%).
Além disso, roubo de veículo (-58%), roubo de carga (-58%), lesão corporal (-33%), roubo (-32%) e estupro (-29%).
Sem contar furto de veículo (-10%), furto – outros (-7%) e estupro de vulnerável (-3%).
As estatísticas completas podem ser acessadas no link https://www.ssp.sp.gov.br/estatistica/dados-mensais
O cenário positivo na área da segurança pública, apontado pelos dados da SSP-SP, comprova, da mesma forma, o acerto dos investimentos da Prefeitura nos últimos anos: valorização da GCM, aumento do efetivo da corporação, monitoramento por câmeras, ações em prol da cultura de paz, ampliação dos programas sociais e outras iniciativas.
“Essas consecutivas reduções criminais do município são muito importantes em vários aspectos, especialmente porque tornam a cidade mais segura e atraente para novos investimentos da iniciativa privada. Ninguém faz nada sozinho, portanto, continuaremos empenhados na atuação inteligente e preventiva da GCM, sempre em parceria com o 24º Batalhão da Polícia Militar e a Polícia Civil de Diadema”, declara, em conclusão, o secretário municipal de Segurança Cidadã, Deivid Couto.