Heavy metal ou bundão

In ABCD, Artigo On
- Updated

Por Gutemberg Guarabyra*

“Você é heavy metal ou bundão?”

Bons tempos. A letra manuscrita revelava simpatia e timidez. “Mandaram entregar”, explicou o garçom.

O papel rosa, de embrulho, tinha o formato irregular do papel que a gente rasga apressadamente só para escrever algum recado rápido. No caso, recado de uma só frase: “Você é heavy metal ou bundão?”. O garçom, na churrascaria, permaneceu perfilado à espera da resposta. Escrevi, num guardanapo, que era meio Beatles, meio Beto Guedes, e ele se foi com a resposta sem se dirigir a mesa alguma, de modo que eu não descobrisse o remetente. Confesso que não gostei de minha resposta açodada.

Gostei mesmo foi da pergunta. Estimulava respostas inteligentes, mexia com preconceitos, comportamentos. Enfim, forçava o destinatário a formular, num pequeno segundo, alguma definição engenhosa.

Isso aí foi no Rio de Janeiro. Meses depois, em São Paulo, compareci a uma entrevista na rádio Bandeirantes. No meio do bate-papo, tive a ideia de fazer aos ouvintes a mesma indagação e esperar deles as respostas. A entrevista, que era para ser uma coisa rápida, acabou durando mais do que o tempo previsto tal a quantidade de réplicas que íamos recebendo. Pedi permissão para telefonar a algum amigo e testar a questão, e a resposta, no ar, ao vivo.

Permitido o telefonema, liguei para o maestro Rogério Duprat. O grande guia da Tropicália não titubeou: “Sou bundão!”. Na mosca. Até ali todos haviam manobrado discursos empoladíssimos antes de chegar à definição que interessava. Mas a melhor fora despachada na bucha, sem grandes sofismas. Daí terminou o programa e fui embora. 

No dia seguinte, logo que acordei, veio-me à lembrança o papel cor-de-rosa. E, vez por outra, ainda vem, tantos foram os anos que o guardei comigo.

E, sempre que me recordo do caso, penso que, se acontecesse de receber a pergunta novamente hoje, daria a mesma resposta de Duprat. Ora, bundão sugere um homem de paz, satisfeito consigo próprio, e eu juro que me sinto assim. Ou, pelo menos, é assim que gostaria de me sentir sempre. Porém, nada impede que os heavy metal da vida sejam igualmente felizes. Desde que tanto um quanto outro saibam conviver pacificamente, evitando que a vida lhes pregue alguma peça diferente daquela de brincadeira postada no papel cor-de-rosa.

De outra vez, também no Rio e em outra churrascaria, resolvi submeter a mesma questão a Djavan, quando o divisei em uma mesa no restaurante lotado. Mandei-lhe o mesmo torpedo: “Você é heavy metal ou bundão?”. “Sou caipira que nem tu”, enviou de volta. Tinha me visto. Não valeu. Só queria saber como ficaria se fosse apanhado na caçoada, como fui, e descobrisse a seguir que o torpedo cor-de-rosa havia sido disparado por Tom Jobim, que caiu na gargalhada ao me assistir descobrindo que tinha sido ele o autor da brincadeira. Na mesma churrascaria do bilhete cor-de-rosa, recebi de Tom este que ilustra a crônica de hoje. Crônica que não passa de bilhete que a saudade dos bons tempos mandou entregar.

Música do dia

  • Guttemberg Nery Guarabyra Filho, ou Guttemberg Guarabyra, ou apenas Guarabyra, nascido em Barra, Vale do São Francisco, Interior da Bahia, músico, compositor, escritor e poeta brasileiro, cronista de ABCD REAL, publica no portal crônicas de seu livro “Teatro dos Esquecidos” e outras.
  • O livro pode ser adquirido pelo https://editorathoth.com.br/produto/teatro-dos-esquecidos/106
  • Esta crônica, por exemplo, “Heavy metal ou bundão”, está nas páginas 117 e 118 dessa publicação imperdível.
  • Entre os maiores sucessos de Guarabyra como compositor e cantor estão as canções “Mestre Jonas” e “Outra Vez na Estrada” (ambas em parceria com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix), “Casaco Marrom” (com Renato Correa e Danilo Caymmi), “Sobradinho” (com Luiz Carlos Sá), “Espanhola” (com Fávio Venturini), “Dona” e muito mais. Escreveu O Outro Lado do Mundo e Teatro dos Esquecidos, além de inúmeras crônicas publicadas na grande imprensa, entre elas, em conclusão, o Diário Popular.

You may also read!

Akira Auriani dialoga com moradores e líderes nos bairros

O candidato a prefeito em Rio Grande da Serra Akira Auriani (PSB) participou de série de reuniões com moradores

Read More...

Flávia Morando come pastel com Carla e propõe ampliação da feira noturna em São Bernardo

Candidata ao Paço pelo União Brasil ouviu demandas da população em agenda realizada no Pq. São Diogo, ao lado

Read More...

Gilvan participa de sabatina na Acisa, roda a cidade e apresenta propostas para a Prefeitura de Santo André

Candidato fez caminhada ao lado da população no Jardim Ipanema Gilvan participou nesta quarta-feira (18.9) de sabatina na Acisa (Associação

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu