Guto pilota a máquina rumo à seleção do melhor projeto comercial para o vagão de trem histórico da Estância

In ABCD, Canto do Joca, Turismo On
- Updated
Guto Volpi no comando da máquina, vagão do trem que é a nova locomotiva do turismo do ABCD. Foto: Joaquim Alessi

Joaquim Alessi

O “Trem da História” vai chegando à nova estação da Estância de Ribeirão Pires.

Está aberto o edital de seleção pública para conhecer-se o melhor projeto comercial para aliar turismo, cultura, sustentabilidade e desenvolvimento econômico.

Está tudo nos trilhos, e a iniciativa busca, em primeiro lugar, propostas inovadoras para transformar o espaço em novo ponto de convivência da cidade.

Na noitinha desta quarta-feira (12.11), o prefeito, Guto Volpi, lançou, portanto, o Edital de Concurso nº 001/2025.

Ele objetiva selecionar, acima de tudo, o melhor projeto para a implantação, administração e operação comercial do antigo vagão de trem da série 2100, da CPTM, instalado na área pública da Pista de Skate, na Avenida Francisco Monteiro.

O lançamento teve como palco a histórica composição, com cerimônia cultural, presença de empresários e gestores da municipalidade.

O edital estará aberto, além disso, para inscrições até 8 de janeiro de 2026.

Novo passo da Locomotiva do ABCD

O prefeito, Guto Volpi, afirmou, por exemplo, que a abertura do concurso representa novo passo na revitalização dos espaços públicos.

“Esse projeto une história e modernidade, preserva o passado ferroviário da cidade e cria um novo atrativo para moradores e visitantes. Queremos que o vagão se torne um símbolo de criatividade e empreendedorismo local”, afirmou, em resumo.

A iniciativa faz parte das ações de valorização do patrimônio histórico e turístico do município, aliando preservação, inovação e fomento à economia local.

O concurso premiará a proposta mais criativa e tecnicamente viável para revitalizar e dar nova vida ao vagão.

A mesma poderá abrigar serviços de alimentação, arte, cultura ou lazer, em conformidade com as normas urbanísticas, ambientais e sanitárias.

Segundo o edital, o projeto deverá prever a adequação física e funcional do espaço, instalação de mobiliário e equipamentos.

Além disso, ações de sustentabilidade, gestão operacional e promoção de atividades que estimulem o turismo e o desenvolvimento econômico da cidade.

As propostas serão avaliadas com base em critérios técnicos e objetivos, definidos no edital.

Eles incluem adequação técnica e funcional da proposta, retorno econômico, impacto turístico, cultural e social, plano de manutenção e operação e contrapartidas oferecidas ao município.

Cada item terá peso específico na pontuação final, assegurando julgamento transparente e alinhado ao interesse público.

A seleção será conduzida por uma Comissão de Avaliação composta por representantes das secretarias de Turismo, Obras, Finanças e Cultura, além de técnicos convidados e membros da ACIARP e do CREA-RP, garantindo lisura e transparência ao processo. O edital completo pode ser consultado no portal oficial da Prefeitura de Ribeirão Pires.

You may also read!

Programação de férias tem inscrições abertas na Emea Parque Tangará

Atividades gratuitas terão início, portanto, em 13 de janeiro A Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará, em Santo

Read More...

Reconhecimento: Hospital da Mulher e Hospital de Clínicas de São Bernardo entre os 30 melhores do Estado

Equipamentos tiveram, acima de tudo, ampliação de leitos, estruturas e capacidade de atendimento durante primeiro ano da gestão do

Read More...

Henry, primeiro bebê em 2026 no Hospital e Maternidade São Lucas em Ribeirão Pires

Nascimento marca, em primeiro lugar, o início do ano na rede pública municipal e reforça os avanços da saúde

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu