Novo empreendimento da rede varejista, no espaço do antigo Makro, às margens da Via Anchieta, gerou, acima de tudo, 350 novos empregos
Joaquim Alessi
“Max Atacadista. O Gigante chegou!”.
O grito de guerra dos colaboradores, entoado com entusiasmo e empolgação, logo após a desenlace da fita inaugural, mostra que o Max chega com tudo a São Bernardo.
O grupo Muffato, uma das maiores redes varejstas do País, inaugurou nesta sexta-feira (05.01), com a presença do prefeito Orlando Morando, a primeira unidade da bandeira Max Atacadista na cidade.
A unidade é definida, por exemplo, como uma das maiores do plano de expansão da empresa no Estado.
O novo empreendimento teve as portas abertas, em suma, no espaço do histórico Makro, às margens da Via Anchieta.
Exigiu, portanto, investimento privado de R$ 65 milhões.
As obras no local abrangeram, além disso, reforma e revitalização total do complexo.
Com 25 mil m² de área construída, a loja ocupa o tradicional ponto de uma das mais importantes e movimentadas rodovias do País.
Está na esquina da margem direita da Anchieta com a Rua Frei Damião, na região da Paulicéia.
O espaço é ocupado pelo varejo alimentar desde 1973 – o Makro, do grupo holandês SHV, vendeu imóveis e ativos à rede Muffato.
No total, foram, além disso, 16 unidades adquiridas no Brasil.
A inauguração contemplou a criação de 350 novos empregos, a maioria das vagas preenchida em processo seletivo na cidade, incluindo postos disponibilizados no último Feirão de Emprego da Prefeitura.
Gigante nacional
“Uma honra presenciar a abertura do Max Atacadista neste espaço histórico da cidade, gerando o que existe de mais importante: emprego. O grupo Muffato se tornou um gigante nacional do gênero, desbravando São Paulo depois de se consolidar no Paraná. Quem ganha é São Bernardo, representa desenvolvimento econômico. Além da liderança no Caged, São Bernardo é, de acordo com o IBGE, a 16ª economia no País e 5ª no Estado. Isso se dá, em grande parcela, graças a desburocratização, sem aumento de impostos e com incentivo a quem quer investir no município”, frisou, em resumo, o prefeito Orlando Morando.
Diretor do grupo, Ederson Mufatto, filho de um dos fundadores, José Carlos Muffato (Tito), sustentou que a loja de São Bernardo foi 90% reestruturada, mediante aporte pesado na reconstrução da loja.
“A unidade não é simplesmente mais uma da rede. É a que mais transformamos, do ponto de vista de modificar o prédio e ampliar a antiga estrutura, que ocupa um ponto tradicional. Por isso, um trabalho que nos dá orgulho, moderno e completo. E, reforço, que tivemos celeridade na aprovação dos projetos”, assinalou o empresário, em referência ao processo de emissão de alvarás do município.
A nova unidade do grupo conta com mais de 15 mil itens no mix de produtos – entre açougue, padaria, hortifrúti, adega e rotisseria – e alameda de serviços, que abriga lotérica, lanchonete e locadora de veículos, além de posto de combustível, no terreno anexo, e quase 700 vagas de estacionamento.
A loja física irá funcionar de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos e feriados, das 8h às 20h.
Muffato
Fundado há quase 50 anos, em Cascavel (PR), o grupo Muffato tem atualmente com 105 unidades, operando com as bandeiras Super Muffato, no varejo, e Max Atacadista, no atacarejo, além de outros negócios correlatos.
A rede atua em 50 cidades do País, entre São Paulo e Paraná.
Inclui Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Ourinhos, Assis, Catanduva, Curitiba, Maringá e Foz do Iguaçu, e emprega aproximadamente 23 mil colaboradores diretos.