Grupo Magna, na área da antiga Panex, mantém cerca de 700 empregos em São Bernardo

In ABCD, Economia On
Fotos: Marcel Uyeta/PMSBC

Joaquim Alessi

Diz a canção popular que “panela velha é que dá comida boa”.

Mas, em São Bernardo, pode-se dizer que “Panex velha é que dá emprego bom”.

Pelo menos foi isso o que constatou, em primeiro lugar, o prefeito Orlando Morando, em visita à sede do Grupo Magna, em área da antiga Panex, no Planalto.

A partir de investimento de R$ 55 milhões na planta, a multinacional de grande porte mantém operação com cerca de 700 funcionários nas dependências.

Convidado, o prefeito Orlando Morando visitou as instalações do grupo, que tem sede no Canadá, e conheceu toda a estrutura da empresa.

Ela fica na Avenida Álvaro Guimarães, bairro Planalto, exatamente onde a antiga Panex exercia as suas atividades.

Tem, acima de tudo, expertise local para fornecer produtos de iluminação automotiva para montadoras, como Volkswagen e Fiat.

Acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Hiroyuki Minami, o chefe do Executivo percorreu os setores administrativo e fabril da Magna.

Foi recepcionado, portanto, pelo diretor-geral da empresa, Agnaldo Cervone, o gerente-geral-adjunto, Brad White, o supervisor de engenharia e manufatura, Caio Thomaz, e outros colaboradores.

Atividades iniciadas em 2019

O grupo iniciou o processo de transferência da operação para São Bernardo em 2018, segundo ano da primeira gestão de Orlando Morando na cidade.

Concretizou, na prática, o começo das atividades em janeiro de 2019, preliminarmente como Olsa, empresa sediada em Turim.

Em meio a essa transição, a Olsa foi adquirida pela Magna Internacional, uma das maiores fornecedoras de produtos automotivos.

Assim, expandiu a atuação, o que permitiu, por exemplo, a produção de faróis e lanternas.

Da tristeza à comemoração

“Tive o prazer de conhecer as instalações da Magna, no prédio que era usado anteriormente pela Panex. Todos nós ficamos tristes quando a empresa deixou a cidade, mas agora temos motivo para comemorar: a Magna, uma multinacional, que tem se expandido e gera essa quantidade de quase 700 empregos na área automotiva. Fiquei encantado com a estrutura. Esperamos que a empresa possa continuar prosperando em São Bernardo, gerando mais empregos e oportunidades”, frisou o prefeito Orlando Morando.

Na ocasião da saída, em 2017, a Panex operava com 200 funcionários.

A Olsa, até então, mantinha suas operações em Diadema, mas, em razão de projeção e crescimento das atividades, a empresa anunciou a expansão das instalações, privilegiando São Bernardo para manter a equipe de colaboradores em espaço geográfico estratégico.

A Magna se instalou em terreno às margens da Via Anchieta, com área de 22 mil metros quadrados no total, sendo 14 mil metros quadrados de área fabril.

A multinacional investiu, acima de tudo, mais de R$ 55 milhões na planta.

Gerente-geral adjunto da Magna, o norte-americano Brad White agradeceu a visita do prefeito às instalações e elogiou as ações da Administração.

“Estamos muito felizes por manter cerca de 700 empregos em nossa fábrica localizada próxima às grandes montadoras, como a Volkswagen, o que facilita nosso trabalho. Temos boas perspectivas de crescimento e futuro para nossa empresa aqui em São Bernardo”, disse.

Expansão

Com mais de 172 mil funcionários – 2.125 deles no Brasil –, a Magna é uma empresa de tecnologia de mobilidade.

Registra 340 operações de fabricação e 93 centros de desenvolvimento, engenharia e vendas de produtos em 28 países.

A capacidade da companhia inclui, em conclusão, exteriores e estruturas de carroceria, tecnologias de potência e visão, sistemas de assentos e soluções completas de veículos.

You may also read!

São Bernardo recebe Carreta estadual da Mamografia até 1º de fevereiro

No primeiro dia de atendimento, prefeito Marcelo Lima destacou que ação, em conjunto com a unidade itinerante do município,

Read More...

São Paulo tem reforço na segurança com formatura de 500 novos agentes da GCM

Corporação municipal ganhou 2.000 novos profissionais desde 2023, em sequência ao trabalho contínuo da gestão voltado à proteção da

Read More...

Coop colabora com a arrecadação de 15 toneladas de alimentos

As cidades do ABCD e Sorocaba foram, acima de tudo, beneficiadas Ao longo de 2024, a Coop abriu as portas

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu