Joaquim Alessi
Diz a canção popular que “panela velha é que dá comida boa”.
Mas, em São Bernardo, pode-se dizer que “Panex velha é que dá emprego bom”.
Pelo menos foi isso o que constatou, em primeiro lugar, o prefeito Orlando Morando, em visita à sede do Grupo Magna, em área da antiga Panex, no Planalto.
A partir de investimento de R$ 55 milhões na planta, a multinacional de grande porte mantém operação com cerca de 700 funcionários nas dependências.
Convidado, o prefeito Orlando Morando visitou as instalações do grupo, que tem sede no Canadá, e conheceu toda a estrutura da empresa.
Ela fica na Avenida Álvaro Guimarães, bairro Planalto, exatamente onde a antiga Panex exercia as suas atividades.
Tem, acima de tudo, expertise local para fornecer produtos de iluminação automotiva para montadoras, como Volkswagen e Fiat.
Acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Trabalho e Turismo de São Bernardo, Hiroyuki Minami, o chefe do Executivo percorreu os setores administrativo e fabril da Magna.
Foi recepcionado, portanto, pelo diretor-geral da empresa, Agnaldo Cervone, o gerente-geral-adjunto, Brad White, o supervisor de engenharia e manufatura, Caio Thomaz, e outros colaboradores.
Atividades iniciadas em 2019
O grupo iniciou o processo de transferência da operação para São Bernardo em 2018, segundo ano da primeira gestão de Orlando Morando na cidade.
Concretizou, na prática, o começo das atividades em janeiro de 2019, preliminarmente como Olsa, empresa sediada em Turim.
Em meio a essa transição, a Olsa foi adquirida pela Magna Internacional, uma das maiores fornecedoras de produtos automotivos.
Assim, expandiu a atuação, o que permitiu, por exemplo, a produção de faróis e lanternas.
Da tristeza à comemoração
“Tive o prazer de conhecer as instalações da Magna, no prédio que era usado anteriormente pela Panex. Todos nós ficamos tristes quando a empresa deixou a cidade, mas agora temos motivo para comemorar: a Magna, uma multinacional, que tem se expandido e gera essa quantidade de quase 700 empregos na área automotiva. Fiquei encantado com a estrutura. Esperamos que a empresa possa continuar prosperando em São Bernardo, gerando mais empregos e oportunidades”, frisou o prefeito Orlando Morando.
Na ocasião da saída, em 2017, a Panex operava com 200 funcionários.
A Olsa, até então, mantinha suas operações em Diadema, mas, em razão de projeção e crescimento das atividades, a empresa anunciou a expansão das instalações, privilegiando São Bernardo para manter a equipe de colaboradores em espaço geográfico estratégico.
A Magna se instalou em terreno às margens da Via Anchieta, com área de 22 mil metros quadrados no total, sendo 14 mil metros quadrados de área fabril.
A multinacional investiu, acima de tudo, mais de R$ 55 milhões na planta.
Gerente-geral adjunto da Magna, o norte-americano Brad White agradeceu a visita do prefeito às instalações e elogiou as ações da Administração.
“Estamos muito felizes por manter cerca de 700 empregos em nossa fábrica localizada próxima às grandes montadoras, como a Volkswagen, o que facilita nosso trabalho. Temos boas perspectivas de crescimento e futuro para nossa empresa aqui em São Bernardo”, disse.
Expansão
Com mais de 172 mil funcionários – 2.125 deles no Brasil –, a Magna é uma empresa de tecnologia de mobilidade.
Registra 340 operações de fabricação e 93 centros de desenvolvimento, engenharia e vendas de produtos em 28 países.
A capacidade da companhia inclui, em conclusão, exteriores e estruturas de carroceria, tecnologias de potência e visão, sistemas de assentos e soluções completas de veículos.