Grupo de capital nacional adota estratégias com foco em socioecoeficiência e aterro zero

In Ciência e Tecnologia On
- Updated
The sapling that grows from the ground has a natural background.

Segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, a coleta seletiva no Brasil, em primeiro lugar, é bastante inexpressiva.

Apenas 22,5% dos municípios têm algum tipo de coleta, 40,6% não têm, e o restante nem sequer apresenta algum tipo de informação a respeito.

A cada 10 quilos, apenas 470 gramas seguem para a coleta seletiva, o que é avaliado, portanto, como um volume muito baixo.

Além disso, estima-se que o governo brasileiro gaste cerca de R$ 1,5 bi anualmente com doenças relacionadas à destinação incorreta de resíduos.

Os números são da International Solid Waste Association (ISWA).

Considerados esses dados e as 81 milhões de toneladas anuais de lixo encaminhados aos aterros e lixões, de acordo com o IBGE, o aterro zero tornou-se preocupação para ontem.

Comprometido com a responsabilidade socioambiental, o Grupo Polar passou a investir pesado em uma nova área, a socioecoeficiência.

Afinal, estamos falando do maior fabricante do País de produtos refrigerantes para transporte de insumos que requerem tempo e temperatura controlados.

Gestão de resíduos

A nova estratégia da empresa visa a intensificar a gestão de resíduos.

Não só promovendo a sua operação com aterro zero, como também transformando a realidade dos produtos no final da vida útil.

É o caso, por exemplo, do gelo-espuma.

Ele tem a capacidade de criar recursos para a economia circular, colaborando com a meta de empresas e da sociedade para o aterro zero.

Por isso, vem realizando pesquisas e estudos para o primeiro gelo-espuma ecológico do Brasil, o Ice Foam Eco.

Mas, os benefícios vão além do desempenho térmico e econômico.

Geram valor para a sociedade ao ser compostado e um insumo para auxiliar plantios e manejos florestais.

“Temos que pensar no design dos produtos para o descarte, assim como pensamos na sua função comercial, para que o final do ciclo de vida esteja no início de uma cadeia produtiva, considerando economia circular e colaborativa. Por meio de inovações e melhorias incrementais em produtos já consolidados no mercado, estamos apresentando novas funções com a linha Eco do Grupo Polar”, explica Amir Hernandez Musleh, engenheiro ambiental e responsável pelo Departamento de SocioEcoEficiência.

O conceito de aterro zero foi criado na década de 1970 pela Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional do Lixo Zero).

O intuito é o de valorizar 90% dos resíduos que não precisam ser aterrados ou incinerados no seu final de vida útil.

O conceito parte desde a não geração do resíduo e vai até a valorização do resíduo.

Ice Foam

Trata-se de um elemento térmico com propriedades exclusivas que garantem a estabilidade da manutenção térmica de produtos de cadeia fria.

Primeiro gelo-espuma do Brasil, o Ice Foam é preferência entre as empresas dos setores farmacêutico e diagnóstico, sendo usado por 75% do mercado nacional.

A pesquisa foi realizada com mais de 200 empresas presentes no território nacional dos setores farmacêutico, diagnóstico e logístico.

Constatou que o gelo-espuma é o tipo mais usado para o transporte ou acondicionamento dos produtos com temperatura e tempo controlados.

Em resumo, 72% dos entrevistados afirmaram, portanto, optar por esse tipo de elemento refrigerante.

Paulo Vitor de Andrade, pioneiro na fabricação do gelo-espuma no Brasil há 21 anos e responsável por encomendar a pesquisa, conta que o desenvolvimento do produto se deu pela necessidade interna da empresa em que trabalhava em conseguir controlar a temperatura das embalagens térmicas no transporte de reagentes laboratoriais em um longo percurso.

Paulo é fundador e hoje diretor comercial do Grupo Polar, que possui mais de 50 modelos de Ice Foam.

Ele garante a integridade de produtos sensíveis à temperatura durante o transporte e armazenamento, seja de 1 °C a 10 °C, 2 °C a 8 °C, 15 °C a 25 °C, 15 °C a 30 °C ou negativo.

Com a nova estratégia voltada para a área socioecoeficiência, o gelo-espuma evoluiu para uma nova linha mais ecológica.

Exatamente a Ice Foam Eco, resultado de extenso trabalho de marketing com pesquisas e amplo estudo para o desenvolvimento da nova marca e de embalagem.

Credibilidade e reputação

“Hoje, a sustentabilidade está totalmente relacionada com a credibilidade e reputação de uma organização. Por isso, nos preocupamos em fazer um estudo de marca com o objetivo de encantar o cliente e que ele se identifique e conheça o que realmente a nova linha Eco representa no mercado e no segmento cold chain”, explica, em resumo, Rogério Borges, gerente de Marketing.

Há 20 anos, o Grupo Polar oferece soluções completas em todos os elos da cadeia fria.

Pìoneiro em desenvolver elementos refrigerantes e equipamentos de monitoramento, além de qualificar embalagens, ambientes, equipamentos e frotas refrigeradas.

Integra verticalmente todas as atividades desenvolvidas pelas empresas Polar Técnica, Cibragel, Valida e a loja virtual Polar Store.

É uma das poucas empresas do setor a ter a certificação ISO 9001:2015.        

https://grupopolar.com.br.

You may also read!

Nova praça no Jardim das Oliveiras vai beneficiar 5 mil moradores em São Bernardo

Ordem de serviço foi assinada pelo prefeito Marcelo Lima neste domingo (23.02); até final de ano, moradores vão receber

Read More...

Carnaval da Família leva público de diversas idades ao Paço de Ribeirão Pires

Em ambiente seguro, foliões puderam curtir, em primeiro lugar, músicas carnavalescas, bloquinhos, concursos de fantasia e muito mais Marchinhas carnavalescas,

Read More...

Saiba quem é o estilista que levou Diadema ao Baile da Vogue

Após celebrar os 50 anos da revista, look em homenagem a Clodovil Hernandes estará exposto no Teatro Clara Nunes

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu