Grande mutirão marca atividades contra a dengue em São Bernardo

In ABCD, Saúde On
- Updated
Fotos: Omar Matsumoto/PMSBC

Iniciativa terá, acima de tudo, visitas domiciliares para limpeza e eliminação de focos, incluindo controle químico e auxílio de fumacê

Da mesma forma, terá ações de conscientização, nesta etapa, no Planalto, Baeta Neves e Alvarenga

A Prefeitura de São Bernardo executa neste sábado (08.02), em primeiro lugar, grande mutirão de combate à dengue na cidade.

A medida envolve, nesta etapa, 30 agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e 154 agentes comunitários de Saúde.

Os mesmos vão percorrer, simultaneamente, três bairros: Planalto, Baeta Neves e Alvarenga.

O objetivo é limpar ruas e calçadas, bem como fazer visitas domiciliares para identificar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti.

A escolha dos bairros, neste momento, levou em conta, além disso, os indicadores de notificações de casos suspeitos e confirmados.

A ação especial de combate à dengue engloba o Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias, o CCZ, o Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde e a Pasta de Serviços Urbanos.

Pode levar a óbito

“A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde”, ensina o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn.

O mutirão contra a dengue vai contar com bloqueio mecânico, casa a casa, que consiste na remoção prévia dos focos larvários.

Além disso, com a intensificação das visitas domiciliares e mutirões de limpeza e, com a colaboração da população, abrindo portas e janelas, promover ação concreta de combate contra o Aedes aegypti.

Também será realizado controle químico, que atua no uso de inseticidas para o controle do vetor nas fases larvária e adulta.

A ação terá ainda o auxílio de fumacê (inseticida aplicado por dois equipamentos veiculares).

Sem contar um drone para atuar em locais de difícil acesso pelos agentes de combate às endemias (pulverização de inseticidas biológicos eficazes contra larvas e mosquitos).

Prevenção

Assessora de direção do Departamento de Proteção à Saúde e Vigilâncias, Renata Folkas frisou que a missão será também “conscientizar a população sobre a importância da prevenção e incentivar hábitos saudáveis, como a limpeza regular do entorno das residências e eliminação de focos de reprodução” do mosquito Aedes aegypti.

“Só assim podemos reduzir a incidência de casos de dengue e prevenir surtos epidêmicos”, detalhou, em conclusão.

You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu