Governo de SP reforça ajuda humanitária para vítimas de chuvas em Peruíbe

In ABCD, Cidades On
- Updated
A Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta a população a adotar medidas preventivas. Foto: Governo de SP

Nesta quinta-feira (9), será enviado um caminhão com 500 itens, entre eles água, roupas e kits de higiene pessoal

A Defesa Civil do Estado e o Fundo Social de São Paulo reforçam a ajuda humanitária para o município de Peruíbe, no litoral sul de São Paulo, que enfrenta chuvas intensas desde a quarta-feira (8). Nesta quinta-feira (9), será enviado um caminhão com 500 itens, entre eles água, roupas e kits de higiene pessoal.

Em 24 horas, choveu 263 mm na cidade, volume maior que o esperado para o mês de janeiro todo, que era de 236 mm.

Segundo a Defesa Civil do Estado, foram montados dois abrigos emergenciais na cidade – são 250 pessoas desabrigadas. Além disso, o órgão está enviando reforço para as equipes que já estão na cidade para auxiliar os moradores atingidos pelas chuvas.

O Fundo Social de São Paulo está em contato com as autoridades locais para avaliar novas demandas específicas do município para o envio de mais donativos.

LEIA TAMBÉM: Defesa Civil de SP destina R$ 290 milhões contra chuvas extremas e queimadas

Na tarde de quarta-feira, o Governo de São Paulo enviou ajuda humanitária para atender as vítimas por meio da Defesa Civil do Estado de São Paulo e do Fundo Social. O município recebeu caminhões carregados com 50 cestas básicas e 50 kits de higiene pessoal, além de 50 kits para dormitório e limpeza.

Caminhão da Defesa Civil com donativos em Peruíbe. Foto: Defesa Civil do Estado

Alerta sonoro

Na quarta-feira, a Defesa Civil do Estado de São Paulo alertou os moradores das cidades de Peruíbe e também de Itariri, no interior de São Paulo, sobre chuva forte e risco alto para alagamentos e deslizamentos via Cell Broadcast.

Em Itariri, choveu 256 mm nas últimas 24 horas até quarta, superando a previsão para todo mês de janeiro, que é de 247mm. Houve pontos de alagamentos nos bairros Nova Itariri, Parque Serramar, Jardim Quiles e Jardim Ana Dias. Foi registrado ainda o transbordamento do Rio Guanhanhã, causando inundação e deslizamento de terra na Estrada Municipal de acesso ao bairro, que ficou temporariamente bloqueada. Ao todo, 9 pessoas ficaram desalojadas. Não houve feridos.

Donativos que serão distribuídos em Peruíbe. Foto: Governo de SP

Em Peruíbe, houve pontos de alagamentos no bairro Caraguava, devido ao grande volume de água e pelo aumento da maré, afetando residências.

Desde o início desta quarta-feira (8), a Defesa Civil de São Paulo enviou via SMS alertas para os moradores sobre a chuva persistente e ventos fortes. No período da tarde, o sistema Cell Broadcast foi acionado. “A partir do momento que o cenário vai se agravando e nós temos a solicitação do município, enviamos esse alerta para retirar as famílias da área de risco e evacuar as residências que foram alagadas“, explica o tenente Matheus Roncatto, diretor do Centro de Gerenciamento de Emergências da Defesa Civil do Estado de São Paulo.

Até esta quinta-feira (9), o litoral paulista e faixa leste continuam em estado de atenção para fortes chuvas, principalmente nas regiões da capital, Grande SP, Campinas, Sorocaba, Vale do Paraíba, Vale do Ribeira, litoral sul, Baixada Santista e litoral norte. A partir de sexta-feira (10), as chuvas devem perder a intensidade.

Devido às fortes chuvas, diversos bairros de Peruíbe foram alagados e dezenas de famílias estão desabrigadas. Foto: Governo de SP

Inovação na comunicação com a população

A tecnologia Cell Broadcast permite o envio rápido e abrangente de mensagens diretamente aos celulares da população, sem a necessidade de internet ou aplicativos específicos. A ferramenta entrou em operação no dia 4 de dezembro do ano passado. Desde a implementação, já foi utilizado em 18 ocasiões, começando por Campinas no dia 25 de dezembro. Até quarta-feira (8), moradores de cidades como Guarujá, Piracicaba, Capivari, Praia Grande, Ubatuba e inclusive Peruíbe já foram alertados.

O sistema é utilizado em uma situação real no estado de São Paulo, reforçando o compromisso da Defesa Civil com a segurança e proteção das comunidades. O objetivo é informar a população sobre o risco iminente, garantindo tempo para adoção de medidas preventivas e redução de possíveis danos. Além disso, o sistema contribui para o alinhamento entre a Defesa Civil, autoridades locais e a comunidade, promovendo uma resposta rápida e coordenada.

Recomendações da Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado de São Paulo orienta a população a adotar medidas preventivas e a seguir as recomendações de segurança durante a semana:

  • Evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos.
  • Mantenha-se em locais seguros durante tempestades, evitando árvores, estruturas metálicas e áreas abertas.
  • Redobre a atenção no litoral e em municípios com acumulados elevados nos últimos dias.
  • Limpe calhas, ralos e bueiros para prevenir alagamentos.
  • Em emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Sobre a Operação Chuvas

Peruíbe faz parte da lista de municípios identificados pela Defesa Civil do Estado de São Paulo na campanha SP Sempre Alerta – Operação Chuvas, que monitora áreas de risco em todo o estado e coordena ações preventivas e emergenciais com o suporte de diversos órgãos estaduais. 

A Operação Chuvas é uma iniciativa do governo paulista, que faz parte da campanha SP Sempre Alerta, coordenada pela Defesa Civil. Desde dezembro, a campanha monitora as condições climáticas e áreas de risco no estado, com o objetivo de prevenir desastres naturais e garantir respostas rápidas dos órgãos estaduais durante o período chuvoso, minimizando riscos e reduzindo o impacto para a população.

You may also read!

Em Diadema ação contra enchentes já executou limpeza em mais de 495 bueiros

Foram retiradas das galerias toneladas de detritos, evitando que as águas das chuvas invadissem casas de munícipes em situação

Read More...

UBSs de Diadema abrem neste sábado (22) para vacinação contra a dengue

Imunização contra a doença em jovens de 10 a 14 anos é o destaque da ação; equipes de saúde

Read More...

Feira “Eu amo, eu adoto” disponibiliza 171 animais para adoção neste domingo

Evento acontece, acima de tudo, todo último domingo de cada mês, das 10h às 15h, na tenda azul do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu