O governador em exercício Felicio Ramuth também vistoriou, nesta quarta-feira (08.01), o LokomatPro Sensation, novo aparelho robótico de alta tecnologia para pacientes com limitações para caminhar que já está disponível na Rede de Reabilitação Lucy Montoro de Diadema.
“Atendemos aqui pelo Lucy Montoro cerca de 300 pacientes e aproximadamente metade deles tem a oportunidade de utilizar os equipamentos mais modernos do mundo. Aqui foram investidos quase R$ 4 milhões, em robótica, para que as pessoas possam voltar a ter independência para caminhar”, afirmou Felicio.
O LokomatPro Sensation é líder mundial em reabilitação de marcha e terapia intensiva assistida por robô e beneficia pacientes com limitações motoras como vítimas de sequelas de acidentes vasculares cerebrais (AVCs), doenças neurológicas, lesões medulares, doença de Parkinson e traumatismo craniano encefálico, entre outros. O investimento da Secretaria Estadual de Saúde foi de R$ 3,8 milhões.
Neste primeiro momento, pelo menos 150, dos 338 pacientes da unidade, serão contemplados com a nova tecnologia. Desde a inauguração, 50 pessoas iniciaram o tratamento utilizando o equipamento.
Inicialmente, o Lokomat é acoplado ao paciente para fazê-lo andar sobre uma esteira rolante. Para isso, ele é “içado” por um suporte que sustenta a cintura pélvica e duas órteses para os membros inferiores, o que possibilita que o paciente use as articulações do quadril e do joelho.
Já sobre a esteira rolante, e com auxílio de um fisioterapeuta, o usuário é estimulado a se locomover em um treinamento intensivo para aumento de força dos músculos e amplitude de movimentos, inclusive com uso de gameterapia — o que desafia o paciente e traz aumento de performance.
Durante todo tratamento, o paciente é monitorado por dois computadores que mensuram a qualidade do treinamento para o fisioterapeuta. O resultado é uma marcha mais equilibrada, simétrica, refinada e conquistada mais rapidamente quando aliada à terapia convencional.
Além disso, a geração de dados e relatórios personalizados permite medir e ajustar, de forma precisa, o número de repetições de movimentos, a intensidade da carga aplicada, grau de amplitude, força isométrica e rigidez mecânica.
A expectativa é que, a cada semana, a terapia de marcha automatizada aliada à fisioterapia convencional traga inúmeros progressos à habilidade motora do paciente.