40 e-Bus serão entregues, em primeiro lugar, no segundo semestre
O governador do Pará, Helder Barbalho, e a vice-governadora, Hana Ghassan, visitaram a fábrica da Eletra, na sexta (02.02), para conhecer os ônibus elétricos que atenderão a região metropolitana de Belém.
Serão, acima de tudo, 40 e-Bus 100% brasileiros da Eletra, que integrarão o BRT da Região Metropolitana da paraense.
Eles têm, por exemplo, 12,1m (Básico), piso alto, capacidade para 75 passageiros e um cadeirante, com autonomia de até 250km.
Os veículos são zero emissão de poluentes, silenciosos, confortáveis, com ar-condicionado, wi-fi e, além disso, USB para carregar celulares.
Durante uma viagem no e-Bus, dirigido pela presidente da Eletra, Milena Romano, o governador e sua vice puderam, portanto, experimentar o veículo.
Gera emprego no País
“Estou aqui, com a vice-governadora Hana, visitando a fábrica da Eletra, fábrica 100% nacional, que produz ônibus elétrico 100% brasileiro, indústria brasileira, que gera empregos no País”, disse, em resumo, o governador.
“Aqui nós compramos os ônibus do BRT, os primeiros ônibus elétricos zero emissão, que atenderão os municípios da Região Metropolitana: Belém, Ananindeua, Benevides, Marituba, Santa Bárbara do Pará e Santa Izabel do Pará”, assinalou, da mesma forma.
“Já no início segundo semestre, nossos ônibus começarão a chegar ao BRT Metropolitano promovendo a integração do transporte e proporcionando qualidade na mobilidade”, prosseguiu, em suma.
“Belém está se preparando, com sustentabilidade, para a COP30, em 2025. Em respeito às pessoas, estamos cuidando do transporte coletivo na região metropolitana”, completou, em conclusão, Barbalho.
Tecnologia
Os ônibus têm tecnologia de tração elétrica e integração Eletra, carroceria Caio eMillennium, motor elétrico e baterias WEG – todas elas empresas brasileiras.
Além disso, e chassis Mercedes-Benz, fabricados em São Bernardo do Campo.
Linha completa
Ao longo de 2023, a Eletra apresentou ao mercado a mais completa linha de ônibus elétricos da América Latina, todos fabricados no Brasil com tecnologia nacional.
São seis novos modelos, desenhados para atender às diferentes características topográficas e urbanas das cidades brasileiras e latino-americanas.
E mais o e-Trol, trólebus com ampla autonomia sem contato com a rede aérea, produzido especialmente para operações em vias segregadas e BRT (bus Rapid Transit).
Os ônibus elétricos Eletra são o resultado da parceria da Eletra com algumas das principais empresas de transporte público sustentável no Brasil.
Toda a Linha Eletra é produzida numa área industrial de 27 mil m² na Via Anchieta, São Bernardo do Campo, coração industrial da Grande São Paulo.
A nova fábrica entrou em operação em maio de 2022.
Tem capacidade de produzir 150 ônibus elétricos/mês, ou até 1.800/ano, podendo aumentar essa produção em 50%, dependendo da demanda.
A ampliação das instalações faz parte de um plano de investimentos cujo objetivo é posicionar a empresa como a principal indústria nacional de veículos elétricos pesados.
FICHA TÉCNICA DO e-BUS 12,1M – PISO ALTO
Características do Veículo
Veículo (metros)
12,1
Modelo
Elétrico Puro
Propulsão
Motor elétrico
Fonte de energia principal
Baterias
Freio elétrico com regeneração para as baterias
Tipo Kers
Autonomia (km)
250
Velocidade máxima (Km/h)
60
Capacidade de Rampa programada (%)
17
Capacidade de passageiros sentados
29
Capacidade de passageiros em pé
45
PPD
1
Motorista
1
Direção
Hidráulica
Suspensão
Pneumática
Freios
Elétrico e Pneumáticos
Ar condicionado
Sim
Chassi
Fabricante
Mercedes
Modelo/Tipo
O 500M (Elétrico) Piso alto
Comprimento (mm)
11787
Largura (mm)
2.094
Distância do Solo (a informar)
Capac. Máxima do 1º eixo PBT (kg)
36 a 46 cm
7131
Capac. Máxima do 2º eixo PBT (kg)
13560
Capac. Máxima PBT Total (kg)
20691
Redução do eixo trator
7,71:1
Rodas
Alumínio
Pneus
Radial – 295/80 R 22,5
Suspensão
Pneumática integral
Sistema de direção
Hidráulica
Freios de serviço
Pneumático
Sistema elétrico (V-DC)
24
Baterias auxiliares
12 V/230 Ah (02 unidades)
Carroceria
Fabricante
Caio
Modelo/Tipo
e-Millennium piso alto
Comprimento (mm)
12.155
Largura (mm)
2.550
Altura (mm)
3.450
Balanço dianteiro (mm)
2.925
Balanço traseiro (mm)
3.620
Entre eixos (mm)
Capacidade de passageiros/cadeirante
5.950
75 + mot.
Nº de portas
4 sendo, 2 lado esquerdo, 2 lado Direito
Peso PBT (kg)
20691
Sistema elétrico (Vcc)
24
Ar condicionado elétrico
Fabricante
Songz
Modelo
LMD-VI-BNTD
Capacidade máxima de refrigeração (BTU/h)
120.000
Tensão Input mínimo e máximo (V-DC)
450 – 900
Gás refrigerante
R407C
Motor Elétrico de Tração
Fabricante
WEG
Modelo
250L
Tipo
Trifásico de Indução
Potência nominal (kW/CV)
200/272,11
Potência máxima (1minuto) (kW/CV)
400/544,22
Voltagem (V-AC)
440 -660v
Torque Nominal/Máximo (Nm)
1900/3560
Rotação Nominal/Máxima (RPM)
1180/2600
Transmissão
Sem transmissão, motor direto ao diferencial com eixo cardan
Complexo irá contemplar alto rendimento e iniciação nas modalidades como natação, canoagem, ginástica, beach tenis, entre outros
Inscrições estarão abertas