Joaquim Alessi
De sindicalistas a renomadas autoridades da área médica, da enfermeira negra Mônica Calazans (a primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19, símbolo da luta contra os negacionistas) à ministra da Saúde, Nísia Trindade (por vídeo), em um Salão Nobre superlotado com o que há de mais representativo de sociedade são-bernardense e de todo o ABCD, o médico Dr. Jean Gorinchteyn tomou posse na manhã desta terça-feira (07.01) como secretário de Saúde de São Bernardo. Mas, diante de todas essas pessoas de inegável importância, fez questão de frisar: “Estamos aqui para cuidar de gente, como me pediu o prefeito Marcelo Lima, pois ao me convidar, a primeira pergunta que ele fez foi: você gosta de gente? Eu disse sim, claro, e ele completou: está contratado”.
As credenciais de Gorinchteyn, ex-secretário da Saúde do Estado, ficaram configuradas nas demonstrações de estreito relacionamento com os governo do Estado e da União.
Além disso, nas presenças de dirigentes e CEOs de equipamentos como o Hospital Albert Einstein, do Cremesp e outros.
Citar todas as personalidades que estiveram no Paço de São Bernardo nesta manhã seria impossível, mas cabe o destaque à secretária-adjunta de Saúde, Fernanda Penatti.
Fernanda foi saudada pelo novo chefe como super-secretária-adjunta, que “segurou a pandemia” quando atuava em Campinas.
Dib na Fundação do ABC
Em seu pronunciamento de quase 15 minutos, Dr. Jean elogiou o “professor” William Dib (ex-prefeito e ex-presidente da Anvisa) e adiantou: “Será o presidente da Fundação do ABC”.
Nesse momento, aproveitou para citar de passagem algumas resistências de médicos verificadas nos últimos dias, e disse que foi “falta de respeito e de liderança.”
Uma indireta à Fundação do ABC, que gerencia as unidades onde houve problemas.
Mais tarde, na coletiva, o prefeito Marcelo Lima disse que alguns nomes ainda são estudados para a presidência da FUABC.
“Dib é o desejo do Dr. Jean, mas ainda estamos conversando, inclusive com o atual presidente, Luis Mário (Pereira de Souza Gomes)”, disse o chefe do Executivo.
Marcelo Lima também lembrou dos recursos consumidos pela Fundação do ABC para gerenciar os equipamentos de Saúde de São Bernardo.
“Neste ano o total destinado à Fundação será R$ 1,4 bilhão”, afirmou, em suma.
Fundo Social com nova filosofia
Da mesma forma, nesta terça o prefeito Marcelo Lima nomeou a primeira-dama, Zana Lima, para comandar a nova unidade que vai substituir o Fundo Social de Solidariedade.
“Mudaram a lei antes de a gente tomar possa, e por isso decidimos criar esse novo conceito, com a Zana à frente do trabalho”, explicou.
Zana Lima afirmou que foi pega de surpresa, mas que tem todo o projeto em mente para cuidar da assistência aos cidadãos, e prometeu que apresentara o modelo de funcionamento em breve.
Vereadores secretários
Para completar o time, tomaram posse , em conclusão, quatro vereadores que se licenciaram da Câmara Municipal.
Ivan Silva assumiu a Pasta de Governo; Fran Silva, de Esportes e Lazer; Henrique Kabeça, de Assistência Social; e Toninho Tavares, de Concessão e Parcerias.