Joaquim Alessi
“Foi um verdadeiro gol de placa”, como cantaria Jorge Ben Jor, o lance da reinauguração, em Paranapiacaba, do primeiro campo de futebol com medidas oficiais do Brasil.
A gestão do prefeito Paulo Serra, amante do futebol, tabelou com o turismo e deu um passe sem precedentes para o desenvolvimento econômico.
Desenvolvimento não só da Vila Histórica, mas, acima de tudo, de Santo André, do ABCD, de São Paulo e do Brasil.
E se Charles Miller trouxe na mala, em 1894, bolas, chuteiras, apito e livros de regras, Paulo Serra mostrou admirável bagagem de respeito à história da paixão nacional.
Completou essa jogada maravilhosa a triangulação com descendentes de Charles, integrantes da família Miller, a exemplo do neto Carlos e dos bisnetos Giovana e Pedro.
Triangulação típica de Didi, Garrincha e Pelé, dando seu baile de bola.
E, além disso, por falar em baile, tudo concentrado no maior Festival de Inverno da história de Paranapiacaba.
Impossível, da mesma forma, deixar de citar a inauguração do Memorial Charles Miller, com documentos imprescindíveis, além de um minicine com vídeos históricos.
O campo do União Lyra Serra, o show da Banda Lira, maestro Claurício Cypriano no papel de treinador do time e o espetáculo foi completo.
Escrever mais faz-se desnecessário. O que vale, em conclusão, é conclamar a todos para que visitem a Vila da Paranapicaba. Vivenciem tudo isso.
Não apenas durante esses dois finais de semana do Festival de Inverno, mas também na Primavera, Verão e Outono.
Afinal, na histórica Vila Ferroviária, todas as estações brilham.
Curtam as imagens: