Iniciativa visa a requalificar a central de abastecimento do município (Ceasa), e irá gerar, além disso, 8 mil empregos diretos e 24 mil indiretos
A fim de atualizar o uso do terreno da Ceasa (Central de Abastecimento) ABC, Santo André anunciou nesta quarta-feira (14.05), em primeiro lugar, o lançamento do Complexo Nova Ceasa ABC.
O espaço contará, por exemplo, com a ampliação de sua capacidade operacional, implantação de um centro comercial de lojas, serviços e conveniências, entre outras melhorias.
“Este momento tem uma grande importância, na minha história, inclusive. Quanto eu tinha 12 anos, vinha com o meu pai de madrugada neste espaço que era conhecido como Ceasinha; agora, como prefeito, apresentar esse projeto como Complexo Nova Ceasa ABC, é motivo de comemoração. Tenho muito orgulho de lançar este empreendimento que faz parte da minha história, da minha família e de muita gente”, comemorou o prefeito Gilvan Junior.
Com investimento de R$ 259 milhões da iniciativa privada, por meio do Consórcio Novo Ceasa ABC – responsável pela concessão do equipamento pelos próximos 35 anos -, o Complexo gerará 8 mil empregos diretos e 24 mil postos de trabalho indiretos.
“Estamos falando de um projeto com destaque em tecnologia e inovação, além de um ganho logístico representativo, de geração de renda e emprego. Nele está o que há de mais moderno em estrutura e serviços”, complementou o chefe do Executivo ao anunciar o início imediato das obras.

O local contará com um mercado municipal, boulevard de bares e restaurantes e um novo centro de compras, serviços e conveniência.
Sempre oferecendo, portanto, opções gastronômicas e de lazer em um só lugar.
Soluções modernas
Além da ampliação física, oferece soluções modernas em logística refrigerada, rastreabilidade e digitalização dos processos.
Vale destacar que a construção utilizará estruturas pré-moldadas, garantindo agilidade, eficácia e sustentabilidade.
O complexo vai contar ainda com captação de energia solar, aproveitamento de água, gestão de resíduos sólidos e preservação do patrimônio existente.
A iniciativa prevê aumento do número de boxes para o comércio de hortifrutigranjeiros.
Os boxes vão passar de 63 para 325. Já o número de pedras subirá de 81 para 258, gerando aumento de 33% em relação ao projeto original.
O superintendente da Craisa, Reinaldo Messias, enfatizou as melhorias para investidores, permissionários e consumidores.
“Temos muita demanda e agora a Nova Ceasa será o polo da região e do entorno dela. Vamos otimizar ainda mais o atendimento, inclusive com caixas setorizadas, por exemplo. Com a ampliação, teremos novos players do segmento Agro neste Complexo”, disse.
Estão previstos ainda um galpão do produtor com 3 mil metros quadrados e um novo banco de alimentos.
Esse funcionará, acima de tudo, em um prédio de quatro pavimentos com 2 mil metros quadrados.
Além disso, haverá a ampliação da capacidade operacional beneficiará em média 5 milhões de pessoas, incluindo o ABCD, Zona Leste de São Paulo e Baixada Santista.
A estrutura é inspirada em modelos de mercados internacionais, como Rungis Market (França); Mercado Abastecedor de Lisboa (Portugal); New Covent Garden (Reino Unido) e Central de Abasto – México; além do Ceasa/RS.
“É uma grande satisfação integrar este projeto, já que este Complexo vem para contribuir em tecnologia, sustentabilidade e inovação, fortalecendo a rede logística e integração regional”, ressaltou, em conclusão, Felipe Rubini, investidor do Complexo Nova Ceasa ABC.