O prefeito José Auricchio Júnior visitou a fábrica da General Motors em São Caetano nesta terça-feira (17.05), atendendo ao convite da montadora.
O objetivo foi apresentar ao chefe do Executivo, em primeiro lugar, os resultados práticos dos investimentos que a GM vem realizando na planta desde o projeto da Nova Tracker, em 2020, até o lançamento da Nova Montana, previsto para o ano que vem.
“É uma estrutura impressionante. Apesar dos 92 anos desta fábrica (inaugurada em 1930, uma das mais antigas da indústria automobilística mundial), a GM modernizou a planta de São Caetano do Sul, o que se traduz neste enorme complexo industrial”, afirmou, acima de tudo Auricchio.
O chefe do Executivo lembrou do o ProAuto (Programa de Incentivo à Indústria Automobilística), criado pela Prefeitura em 2019.
O programa concedeu benefícios fiscais e tarifários que contribuíram para a manutenção da montadora na cidade e a preservação de mais de 7 mil empregos.
Companhias
O prefeito esteve, além disso, acompanhado dos secretários de Governo, Jefferson Cirne da Costa, e de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Turismo, Tecnologia e Inovação, Fernando Trincado, além do assessor especial de Gabinete, Fabio Mesquita, e do presidente da Câmara, Tite Campanella.
O grupo foi recepcionado pelos executivos Marina Willisch (vice-presidente de Relações Governamentais e Comunicação para América do Sul), Andrea Serra (diretora de Finanças e Assuntos Tributários para América do Sul), Adriano Barros (diretor de Assuntos Governamentais), Michel Malka (diretor Executivo do Complexo Industrial de São Caetano do Sul) e Daniel Caramori (gerente sênior de Relações Governamentais), além de diretores das áreas produtivas.
Auricchio e os demais convidados passaram pelas Linhas de Prensas, Montagens de Carrocerias, Montagem Final e pelas Áreas de Treinamento e Qualidade.
“Nossa capacidade máxima de produção é de 53 carros por hora. Atualmente, produzimos 50 por hora, em dois turnos”, informou, em resumo, Malka.
Nova Montana
A Nova Montana será a próxima integrante da nova família de veículos globais da Chevrolet.
Hoje, ela já é composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker.
A nova picape integra o atual ciclo de investimentos da montadora.
Ele prevê o aporte de R$ 10 bilhões até meados da década no Estado de São Paulo.
O valor é destinado, portanto, à renovação do portfólio e ao desenvolvimento de novas tecnologias.
Atualmente, a GM produz em São Caetano, em conclusão, o hatch Joy, o sedã Joy Plus, a minivan Spin e o utilitário esportivo (SUV) Tracker.