Corporação efetuou, acima de tudo, 125 prisões, recuperou 79 veículos e apreendeu mais de 4 mil entorpecentes no ano passado
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André realizou 2.146 operações de combate ao crime em 2022.
As ações resultaram em 125 prisões, recuperação de 79 veículos roubados ou furtados e apreensão de 4.153 porções de entorpecentes.
A corporação atendeu ainda 11.556 ocorrências no ano passado, entre elas 168 relacionadas à Patrulha Maria da Penha, sendo 34 de descumprimento de medida protetiva.
Parte dos atendimentos contou com apoio do monitoramento de câmeras realizado pelo Centro de Operações Integradas (COI).
A GCM efetua diversas operações ao longo do ano, com o objetivo de prevenir delitos. Entre elas está a Ponto Seguro, com viaturas que realizam patrulhamento nas paradas de ônibus e no roteiro das linhas.
A iniciativa é desencadeada principalmente de madrugada, quando munícipes se deslocam para utilizar o transporte público.
Esta foi a operação mais representativa entre todas as feitas pela corporação em 2022, com 1.403 ações.
Outra operação é a Bairro Seguro, com 117 ações desencadeadas no ano passado.
Nesta iniciativa, a GCM se desloca para bairros específicos por um determinado período, com base nos índices criminais.
Na Operação Natal Mais Seguro, que teve 295 ações em 2022, a Guarda Civil Municipal atua principalmente na prevenção de crimes em áreas comerciais com grande fluxo de pessoas.
No ano passado, a GCM realizou ainda, em conclusão, a Operação Voto Seguro, com 67 ações no primeiro e no segundo turno das eleições.
Além disso, houve 23 operações nos parques da cidade em 2022, 56 operações realizadas de maneira conjunta com as polícias Militar e Civil, entre outras iniciativas.