GCM de Santo André capacita equipes da Patrulha Maria da Penha

In ABCD On
- Updated
Foto: Angelo Baima/PMSA

Formação, que incluiu noções de Libras, visa, em primeiro lugar, a reforçar proteção a mulheres vítimas de violência

As equipes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santo André, que atuam na Patrulha Maria da Penha, passaram neste mês por uma capacitação profissional.

Ela foi realizada, acima de tudo, no Centro de Formação (Cefor) da corporação, no Jardim Progresso.

Um dos diferenciais apresentados foi a inserção de noções da Língua Brasileira de Sinais (Libras) no atendimento de ocorrências e casos de violência doméstica.

As noções básicas de Libras foram ensinadas por uma GCM graduada na área aos cerca de 20 guardas que passaram pelo processo de aprendizado.

Este será um importante instrumento no primeiro atendimento de ocorrências em que a linguagem seja necessária, seja para a mulher vítima de violência ou mesmo para o agressor.

“A capacitação dos nossos guardas ocorre frequentemente e nestes dias são apresentadas as noções mais atualizadas e importantes para os GCMs em relação às mudanças que porventura ocorram na legislação e também sobre o atendimento das mulheres vítimas de violência”, destaca a gerente do Centro de Formação da Guarda Civil Municipal, inspetora Tavares.

Anualmente os guardas passam por qualificação profissional.

Além das noções em Libras, os agentes que atuam na Patrulha Maria da Penha recebem também aulas sobre a tramitação de documentos e relatórios, desenvolvimento textual para escrita de documentos e a instrução de tiro, que prepara os guardas para o manejo correto e seguro de armas de fogo.

Patrulha

A Prefeitura de Santo André efetivou parceria junto ao Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, em 2019, para implementar a Patrulha Maria da Penha no município, onde os Guardas Civis Municipais assumem o papel de protetores e fiscalizadores da integridade física de mulheres acometidas por crimes de violência doméstica, bem como do ciclo de atuação e cumprimento da Lei Maria da Penha.

Para a execução deste trabalho, os GCMs receberam, por exemplo, especialização no ciclo de atuação e proteção da lei, além de novas viaturas caracterizadas e destinadas exclusivamente para este trabalho.

A Patrulha Maria da Penha fica em cooperação constante tanto com o Tribunal de Justiça, quanto com a Delegacia de Defesa da Mulher, recebendo as demandas de medidas protetivas e atuando diuturnamente na defesa da vida.

O telefone para acionar a Guarda Civil Municipal, em conclusão, é o 153.

You may also read!

Estado atende deputada Carla Morando e carreta da Mamografia está em São Bernardo a partir deste 21 de janeiro

A Carreta de Mamografia, iniciativa do Governo de São Paulo em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde,

Read More...

Prefeito Marcelo Lima divulga calendário escolar, entrega de kits e prorroga concurso na Educação

Chefe do Executivo de São Bernardo divulgou reunião de pais na véspera de início das aulas para entrega de

Read More...

Gilvan e Estado entregam recuperação da Trilha da Pedra Lisa, em Paranapiacaba

Caminho está dentro do Parque Estadual da Serra do Mar e acesso ocorre pelo Parque Natural Municipal Nascentes de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu