Fundação Municipal Anne Sullivan celebra o Dia Internacional do Autismo com famílias de alunos

In ABCD On
- Updated
Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

Esta semana tem sido especial para a Fundação Municipal Anne Sullivan (Fumas). Para celebrar o Dia Internacional do Autismo (2 de abril), a instituição promoveu a Semana de Conscientização do TEA (Transtorno do Espectro Autista), com atividades que envolveram crianças e jovens atendidos e suas famílias.

O tema da campanha nacional de 2022 para o Dia Mundial de Conscientização é uma frase da escritora Fátima Kwant, especialista em Autismo e Desenvolvimento: “Lugar de autista é em todo lugar”.  Com base nesse tema, a Fumas compartilhou informações sobre como

conviver com a diversidade do espectro autista na perspectiva da equidade de direitos, garantindo o direito à inclusão em todos os aspectos e contextos da nossa sociedade.

“Atualmente, cerca de 80% de nossos alunos têm diagnóstico de TEA, mas as atividades envolveram todos os assistidos”, comentou a psicóloga e pedagoga Solange Keller, diretora da escola.

A Fumas é mantenedora do Núcleo de Referência Anne Sullivan, composto por unidade escolar de Educação Infantil e Ensino Fundamental I, no período da manhã; uma Unidade de Apoio Técnico Educacional, para realizar atendimentos clínicos e atividades terapêuticas à tarde, e um Programa de Oficinas Pedagógicas para assistidos acima de 18 anos. Todas as equipes participaram da programação da semana.

A equipe das Oficinas Pedagógicas elaborou um jornal informativo sobre o tema e marcadores de livros temáticos; a equipe escolar criou uma mensagem com o tema da campanha anual, além de atividades pedagógicas durante a semana (pinturas, colagens e cartazes), com a participação das famílias. As mensagens foram distribuídas na comunidade local. E a equipe multidisciplinar de Apoio Educacional realizou, ao longo da semana, diversas atividades envolvendo as famílias, estudantes e comunidade com estudo do meio, atividades funcionais, passeios, jogos e atividades aquáticas.

FUMAS

Fundada em 15 de setembro de 1977, a Fundação Municipal Anne Sullivan foi pioneira na América Latina no atendimento à surdocegueira, ampliando depois seus atendimentos para educandos com surdez. Em 1998, passou a se chamar Escola de Educação Básica Anne Sullivan, acrescentando atendimentos para pessoas com paralisia cerebral e TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Atualmente, atende 160 pessoas contando com uma equipe de 70 servidores, dentre os quais especialistas em Fonoaudiologia, Fisioterapia, Psicologia, Psicopedagogia, Terapia Ocupacional e Assistência Social.  Os atendimentos são realizados em um espaço físico acessível e adaptado às necessidades das pessoas assistidas, dispondo de uma piscina, sala de Terapia Ocupacional, sala de Fisioterapia, sala de Comunicação e de Multimídia.

You may also read!

Vigilância de Zoonoses de Diadema orienta sobre cuidados com caramujos africanos

Coleta e manuseio corretos são, em primeiro lugar, essenciais para evitar a proliferação do molusco A Unidade de Vigilância de

Read More...

GCM de Diadema prende foragido da justiça durante investigação de crime ambiental

Caso ocorreu no bairro Eldorado, onde os agentes constataram diversas irregularidades ambientais, como desmatamento e depósito irregular de resíduos A

Read More...

Auxiliar de limpeza participa de exposição Mentorias com fotos artísticas do Paço de Santo André

Mostra chega à última semana no Salão de Exposições Um olhar capaz de transformar em arte ângulos de um Paço

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu