FUABC estuda ampliação de atendimentos no Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário

In ABCD On
Foto: Divulgação

Dirigentes da Secretaria da Administração Penitenciária e da Secretaria da Saúde visitaram unidade e conferiram condições para novos serviços, como oftalmologia e leitos de psiquiatria para a população feminina

O Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário (CHSP), gerenciado pela Fundação do ABC em parceria com o Governo do Estado, está em fase de estudos para, em primeiro lugar, possível ampliação da oferta de atendimentos.

Entre as novas ações, portanto, estão: inclusão da especialidade de oftalmologia; ampliação de vagas para as especialidades mais demandadas, como psiquiatria, ortopedia, gastroclínica e urologia, com ênfase em telemedicina; criação de leitos de psiquiatria para a população feminina; pactuação para a realização de exames de imagem solicitados por outros serviços médicos; e oferta de exames de ultrassonografia.

A solicitação do projeto para eventual implantação de novos serviços foi formalizada à FUABC, acima de tudo, durante visita ao serviço, no dia 19 de setembro, pelo secretário de Estado da Administração Penitenciária (SAP), Coronel Nivaldo Cesar Restivo, e pelo secretário Executivo de Estado da Secretaria de Saúde, Dr. Eduardo Ribeiro Adriano.

Os dirigentes foram recepcionados pelo presidente da FUABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, o diretor-geral do CHSP, Rogério Anhom Bigas, e pela diretora-técnica, Dra. Tatiana Ramos Malavasi Sales. Houve visita às alas de internação, ao ambulatório e à área de inclusão do serviço.

Excelência do atendimento

“Pudemos debater as questões excepcionais que surgem neste modelo único e pioneiro de atendimento à saúde e abordamos com a SAP este possível crescimento da oferta de serviços prestados pela FUABC. Recebemos muitos elogios pelos serviços prestados, o que ajuda a evidenciar a excelência do atendimento assistencial à população privada de liberdade do Estado de São Paulo”, disse o diretor-geral do CHSP, Rogério Bigas.

Também acompanharam a visita: o diretor do Centro de Ações de Segurança Hospitalar do CHSP, Dr. Elio Fernandes Nepomuceno; Kely Hapuque Cunha Fonseca, da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário; as assessoras de gabinete, Mariana Noemi Pina e Eliana Barros Sbragia de Souza; a diretora do Grupo de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional, Simone Pacheco Gomide da Silva; e Orlito Júnior, diretor do Centro de Ações e Movimentações e Informações Carcerárias.

A unidade

A FUABC está à frente da gestão clínica e administrativa do Centro Hospitalar do Sistema Penitenciário, por exemplo, desde 2014, em contrato firmado com o Governo do Estado no modelo de Organização Social de Saúde (OSS).

Em 2019, além disso, a entidade venceu novo chamamento público e seguirá à frente do serviço até 2024.

Localizado no Carandiru, na Zona Norte da Capital, o CHSP – antigo Centro de Observação Criminológica (COC) – é, por exemplo, diferente da maioria dos hospitais brasileiros, pois tem como foco a atenção aos pacientes do sistema prisional do Estado de São Paulo.

Vinculado à Secretaria de Administração Penitenciária, o equipamento foi transferido para a Secretaria de Estado da Saúde em 2009, que responde pela gestão hospitalar.

A gestão de segurança continua, em suma, a cargo da SAP.

Os profissionais da FUABC não têm, por exemplo, acesso à ficha criminal dos pacientes, documento que especifica o delito cometido e o tempo de reclusão.

Trata-se, acima de tudo, de medida que incentiva a humanização e faz parte do esforço para que todos sejam tratados igualmente e sem preconceito.

Em 2021, a unidade realizou 27 mil consultas e atendimentos, 108 mil exames e procedimentos, 477 cirurgias e, em conclusão, 941 internações.

You may also read!

Guto entrega Unidade de Saúde da Família na Vila Sueli, em Ribeirão Pires

Em dois anos, essa é a 4ª inauguração na rede de Atenção Básica da cidade; gestão deve chegar ao

Read More...

Casa do Hip Hop completa 10 anos neste sábado (06.12)

Ao longo deste tempo, importantes artistas do cenário nacional se apresentaram, em primeiro lugar, no equipamento cultural Inaugurada oficialmente em

Read More...

São Bernardo lança ‘Passaporte da Inclusão’ e garante gratuidade a pessoas com deficiência e TEA em parques

Iniciativa reforça o compromisso da gestão com a inclusão e o direito ao lazer; alegria e emoção deram o

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu