Fragata, ave rara, flagrada no céu da Estância

In ABCD, Canto do Joca, Turismo On

Ave avistada no Parque Oriental em Ribeirão Pires

Identificação chamou atenção do Departamento de Gestão Ambiental e de biólogo que avistou espécime

Avistamento de uma espécie rara de ave chamou a atenção do Departamento de Gestão Ambiental da cidade de Ribeirão Pires e também de biólogo que atua na cidade realizando observação de aves.

O espécime, uma fragata (Fragata magnificens), foi avistado no Parque Oriental no sábado.

Segundo o Zootecnista do Departamento de Gestão Ambiental, João Paulo Cerezoli, as fragatas são especialistas em capturar pequenos peixes que sobem à superfície, pegando-os em voos rasantes.

Além disso, são conhecidas por praticarem pirataria aérea, roubando peixes de outras aves marinhas, como atobás e trinta-réis, bem como competindo por alimentos com outros indivíduos da espécie.

O biólogo Miguel Magro, autor do avistamento, explicou que as fragatas foram avistadas sobrevoando o braço da represa Billings, no Parque Oriental, em companhia de um gavião carcará.

O interessante é que a observação aconteceu momentos antes de uma mudança brusca de temperatura, com a chegada de uma frente fria acompanhada de garoa.

Segundo Magro, esse tipo de comportamento é comum quando as fragatas são avistadas na serra, indicando a possibilidade de mudança climática na região.

A fragata, também conhecida como tesourão, alcatraz, pirata-do-mar, entre outros nomes, é uma espécie de ampla distribuição geográfica, encontrada nas Américas do Sul e Central, além de algumas regiões do Pacífico.

No Brasil, são encontradas colônias em diversas localidades, incluindo Fernando de Noronha, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

As fragatas também têm importância ecológica ao localizarem descartes de barcos de pesca por arrasto, onde utilizam peixes flutuantes como alimento. Embora não possuam a habilidade de nadar e não sejam vistas mergulhando completamente, os relatos indicam que algumas aves fazem um meio mergulho, submergindo apenas a cabeça e parte do peito.

Ribeirão Pires, por sua vez, agora integra o registro das cidades onde a fragata foi avistada, somando-se às informações científicas sobre a distribuição dessa espécie na região.

O achado traz consigo a importância de monitorar as mudanças climáticas e a preservação do habitat para a fauna local, incentivando o trabalho de profissionais como o biólogo Miguel Magro, que enriquecem o conhecimento sobre a diversidade de aves e sua relação com o ambiente.

You may also read!

Festival Sabores da Cidade começa nesta segunda-feira com mais de 200 estabelecimentos participantes

Um dos maiores da América Latina, evento reúne empreendimentos do Festival Sabores da Cidade começa nesta segunda-feira com mais

Read More...

Prefeitura de Santo André define reajuste com aumento de 25% no abono e 12% na cesta básica

Após reuniões com o Sindserv, Administração fechou pauta com ganhos para o funcionalismo A Prefeitura de Santo André definiu nesta

Read More...

Com inauguração oficial neste sábado, Vacimóvel leva imunização por toda São Bernardo

Veículo ofereceu na feira da Vila São Pedro suporte para vacinações em locais mais remotos da cidade Chegar onde a

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu