Força-tarefa em São Bernardo fecha o cerco contra comercialização de bebidas adulteradas

In ABCD On
- Updated
Foto: Igor Cotrim/PMSBC

Vigilância Sanitária já interditou cautelarmente quatro estabelecimentos comerciais indicados por pessoas que foram atendidas na rede municipal de saúde

Força-tarefa realizada nesta sexta-feira (03.10) pela Prefeitura de São Bernardo, em parceria com a Polícia Civil e a Vigilância Sanitária Estadual, interditou cautelarmente, em primeiro lugar, o quarto estabelecimento comercial na cidade suspeito de vender bebidas alcoólicas contaminadas com metanol.

A ação, com a participação da Vigilância Sanitária Municipal e as Secretarias de Saúde, Segurança e Justiça, além do Procon SBC e GCM (Guarda Civil Municipal), tem como objetivo, acima de tudo, fazer frente ao crescente número de notificações de pessoas com suspeita de contaminação.

Na última atualização, a cidade acumula, portanto, 30 notificações suspeitas e uma confirmação de contaminação.

O estabelecimento fechado nesta sexta-feira trata-se de uma adega no Parque dos Químicos, região do Grande Alvarenga.

Ela é pontada por uma das pessoas atendidas nos serviços de saúde da cidade como o local de consumo de bebida alcoólica.

O caso se soma a outros três que foram interditados anteriormente, também de forma cautelar.

A fiscalização encontrou no local uma garrafa da mesma bebida consumida, ainda com um pouco de produto.

Outras garrafas foram levadas para a delegacia, e o proprietário foi conduzido para depoimento.

Crime gravíssimo, diz prefeita

A prefeita Jéssica Cormick acompanhou a ação e ressaltou que a adulteração de bebidas é um crime gravíssimo contra a saúde pública.

“Isso é inadmissível e essas pessoas não podem ficar impunes. Então, neste momento, a gente inicia essa operação para fiscalizar esses lugares porque a prioridade da nossa gestão é preservar vidas. E também preservar o direito da população de poder consumir um produto com tranquilidade e segurança”, afirmou, em resumo.

A gestão municipal criou um comitê intersecretarial para averiguar os casos envolvendo suspeitas de intoxicação por metanol, bem como visando promover orientações para consumidores e comerciantes.

O secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Jean Gorinchteyn, destacou a iniciativa integrada entre a administração municipal, estadual e a Polícia Civil.

“Estamos todos empenhados em identificar o mais breve possível a origem dessas contaminações, que estão deixando toda a população preocupada”, pontuou. “E, paralelo a isso, quero reforçar que a nossa rede de saúde está preparada, com fluxos definidos, para atender quem precisar de atendimento, para que a gente possa preservar vidas”, completou.
Vereadores que compõem comissão instalada na Câmara Municipal para investigar os casos também acompanharam a força-tarefa.

Estabelecimentos fechados

Além do estabelecimento comercial no Parque dos Químicos, fechado cautelarmente nesta sexta-feira, já foram interditados outros três locais.

Um no Taboão, um na Paulicéia e outro no Ferrazópolis.

“O principal objetivo desta operação é proteger o munícipe e garantir a saúde da população. Qualquer irregularidade identificada será devidamente punida. Essa é apenas uma de série de ações que unirão fiscalização e orientação, para que os comerciantes tenham ciência e consciência sobre a origem dos produtos que oferecem. Trata-se também de uma medida de saúde pública, que reforça nosso compromisso com a segurança de todos”, concluiu o secretário municipal de Justiça, Dr. Ronaldo Perrucci.

You may also read!

Sicredi oferece planejamento e proteção para curtir as férias com tranquilidade

Sicredi orienta sobre seguros de residências e veículos, além dos benefícios de Tag de Passagem, débito programado das contas

Read More...

Sabres fecha temporada 2025 com aprendizados no basquete em cadeira de rodas

Projeto do IBISC alia, acima de tudo, inclusão sociocultural e desempenho esportivo e garante permanência no Brasileiro da modalidade A

Read More...

Polícia de SP apreende mais de 600 kg de drogas por dia em SP e estima prejuízo ao crime de até R$ 3 bilhões

Operações conjuntas das Polícias Civil e Militar com órgãos federais resultaram em apreensão recorde de entorpecentes e desarticulação de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu