Tradicional instituição profissionalizante de Diadema, a Fundação Florestan Fernandes, mantida pela Prefeitura, abre nesta segunda-feira (20/9) às 10h o período de inscrições para os cursos com início em outubro, as quais devem ser realizadas na página www.florestan.org.br até 24/9.
A inscrição online é um pré-requisito para tentar a vaga, mas o preenchimento das turmas será feito presencialmente – por ordem de chegada – apenas durante a etapa de matrícula, cujas datas variam conforme o curso. Assim, mesmo que o aluno tenha feito a inscrição online, não conquistará a vaga se, no dia da matrícula, chegar com a documentação em mãos depois de as vagas para seu curso terem sido preenchidas.
Como as datas de matrícula, que iniciam na última semana de setembro, os requisitos de escolaridade e faixa etária variam conforme a carreira, é recomendável que os candidatos verifiquem antes as datas e as exigências no edital, disponível na página da instituição. Um pré-requisito para todos os candidatos é ser, comprovadamente, morador de Diadema. Todos os cursos são gratuitos.
Estão disponíveis mais de 800 vagas para os seguintes cursos: Assistente Administrativo; Gestão de Pessoal I (Recursos Humanos); Recepção, Atendimento e Técnicas de Vendas no Varejo; Operações em Logística; Informática Básica e Pacote Office; Manutenção de Celular; Criação de Posts para Redes Sociais; Decoração de Festas; Inglês Básico; Cuidador de Idosos e PCD; Confeitaria; Panificação; Manicure e Pedicuro; Limpeza de Pele; Designer de Sobrancelhas; Maquiagem; Depilação; Quick Massage; Controlador de Acesso (Portaria); Leitura e Interpretação de Projetos de Obras Civis.
AULAS HÍBRIDAS
As aulas dos cursos com início em outubro serão híbridas, mesclando atividades virtuais e presenciais. Para quem não tiver conexão à internet, a inscrição para o processo seletivo e o acompanhamento das aulas virtuais poderão ser feitos em um dos 15 polos educacionais parceiros distribuídos pelo município nos seguintes bairros: Vila Alice, Campanário, Taboão, Jardim Arco-Íris, Jardim Marilene, Casa Grande, Serraria, Eldorado, Vila Cruzeiro, Vila Nogueira, Conceição e Jardim Casa Grande.
Em alguns desses polos, a Fundação Florestan Fernandes ministrará em parceria cursos e oficinas. Nesses casos, o processo de seleção, totalizando 500 vagas, será feito pelas próprias entidades parceiras. “Com a descentralização, a Florestan segue inovando, democratizando o ensino e atendendo cada vez mais alunos”, diz Rubens Filho, diretor pedagógico da instituição.
A lista de endereços dos polos, que também são abertos à população em geral, pode ser consultada abaixo:
· Associação Vila Alice
Rua Altino Arantes, 210, Vila Alice
· Centro Público Paineiras
Rua Javari, 647, Campanário
· Associação de Moradores dos Núcleos 18 de Agosto e Santa Luzia
Rua Platina, 230, Taboão
· Associação Arco-Íris
Rua Pau do Café, 1072, Jd. Arco-Íris
· Associação dos Moradores do Núcleo Habitacional do Jd. Marilene-Maria Cândida
Av. Maria Cândida de Oliveira, 801, Jd. Marilene
· Instituto Dom Décio Pereira
Rua Santo Antônio de Pádua, 168, Casa Grande
· Associação de Moradia por Luta Unidos da Leste (ALMUL)
Av. Afonso Monteiro Da Cruz, 1607, Serraria
· Acer Brasil
Rua João Antônio de Araújo, 247, Jd. Eldorado
· Associação Mutirão Habitacional de Diadema (Amuhadi)
Rua Apóstolo Pedro, 685, Eldorado
· Associação de Moradores do Condomínio Ana Maria (Nova Naval)
Rua Ana Maria, 266, Serraria
· Associação Amigos do Jd. Sapopema
Rua das Palmeiras, 174, Eldorado
· Associação Jd. Rey
Rua Visconde de Taunay, 194, Vila Cruzeiro
· Centro Comunitário Vila Popular
Passagem do Progresso, Vila Nogueira
· Associação Vila Socialista
Rua Socialista, 150, Conceição
· Associação Projeto Jovem Esportista (ONG Projeta)
Rua Edmundo da Silva Ribeiro, Jardim Casa Grande