Animal estava machucado e foi encontrado por moradora do bairro
A Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, realizou nesta terça-feira (18) o resgate de um filhote de tucano-de-bico-verde (Ramphastos dicolorus) na Rua Ciprestes, 1485, no Jardim Irene.
Uma munícipe, em primeiro lugar, entrou em contato com o Departamento de Bem-Estar Animal por telefone.
A orientação da equipe técnica é sempre deixar os filhotes, acima de tudo, próximos ao ninho.
Entretanto, para esse caso, o filhote apresentava ferimento na lateral do bico e nas asas.
Nessa situação, visando a salvar o animal, o filhote foi encaminhado ao Cras Pet, no Parque Ecológico do Tietê, na capital.
Lá, ele terá, portanto, tratamento especializado e no futuro a oportunidade de retornar ao ambiente natural.
Fase de treino de voo
Segundo a Diretora de Proteção e Bem-Estar Animal, Fabiana Fernandes Pera Moretti, este filhote está na fase de treino de voo e, como consequência, pode ter sofrido uma queda.
“É comum isso acontecer nessa fase e o animal não consegue retornar ao ninho de origem. Foram observadas lesões cutâneas provavelmente decorrentes da possível queda”, completou, em resumo.
“É muito importante o papel do munícipe que encontra os animais e faz contato conosco. O envolvimento dos andreenses com a nossa biodiversidade é fundamental, visto que essa relação favorece o tratamento e desenvolvimento desses animais resgatados, para que possam voltar ao ambiente das nossas florestas”, afirma, em suma, o secretário de Meio Ambiente, Fabio Picarelli.
Quem encontrar um animal silvestre pode ligar para o telefone 4433-1958. O atendimento é feito de segunda a sexta feira, das 8h às 17h.
Aos finais de semana, o contato deve ser feito, em conclusão, pelo telefone de emergências da Guarda Civil Municipal, o 153.