Restaurante de culinária brasileira gerou, acima de tudo, 100 empregos diretos na cidade
Polo gastronômico ABCCD pela variedade de opções, Santo André agora também conta com a primeira unidade do restaurante Fazenda Macaxeira.
O estabelecimento abriu as portas na cidade, em primeiro lugar, na segunda-feira (30.10), na Avenida Portugal, 1.313, no Centro.
Para a instalação da primeira unidade do Macaxeira em Santo André, a empresa investiu, em suma, R$ 5 milhões no restaurante de 1.800 metros quadrados.
Da mesmma forma gerou 100 empregos diretos.
Ao todo, o estabelecimento tem capacidade, poor eexemplo, para 350 lugares.
A rede, que foi inaugurada há oito anos no bairro do Tatuapé, em São Paulo, serve comida brasileira com foco na gastronomia nordestina.
Entre as opções mais pedidas do cardápio estão escondidinho de carne seca, baião de dois, cupim atolado, camarão ao creme de abóbora, peixe assado ou frito e carne-de-sol assada.
A unidade andreense estará em soft opening (pré-lançamento) até 7 de novembro, quando efetivamente começará a operar para o público geral.
Segundo o sócio-fundador do Macaxeira Restaurante, Guilherme Temperani, o grupo estava atento à prosperidade de Santo André e já desejava fazer o investimento.
Vem mais investimento
“A nossa vontade sempre foi colocarmos nossa bandeira aqui. Temos também restaurantes francês, italiano, grego, japonês e uma casa de carnes. A nossa ideia é trazermos todas as marcas do grupo para a cidade”, conta.
Segundo Temperani, alguns dos diferenciais de Santo André são a facilidade e a agilidade na abertura de empresas.
“A Prefeitura de Santo André está fazendo um trabalho maravilhoso de aprovação de projetos que acho que na Grande São Paulo não tem nada parecido. O empresário sente segurança em fazer o investimento e eu estou bem feliz com o acolhimento da cidade. Dá para perceber que é um lugar organizado e que atrai o público das demais cidades da região”, diz o empresário.
Para o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego de Santo André, Evandro Banzato, o município tem se preparado para ter mão de obra qualificada para a demanda crescente do setor gastronômico.
“A chegada do Fazenda Macaxeira representa a vinda de um importante grupo de gastronomia de São Paulo, que já conta com mais de 35 operações, o que reforça ainda mais a pujança de Santo André como polo gastronômico da região. Os investimentos e os empregos gerados se somam às nossas ações de capacitação profissional, que temos feito em parceria com os sindicatos de gastronomia da cidade e com a Escola de Ouro Andreense”, afirma o secretário.
Cursos e apoio
Nos últimos dois meses, Santo André concluiu a formação de quatro cursos de capacitação no setor gastronômico em parceria com o Sehal (Sindicato das Empresas de Hospedagem e Alimentação do Grande ABC) e Escola de Ouro Andreense.
Foram feitas duas turmas de “Hambúrguer Gourmet” e de “Comida de Boteco”, que juntas capacitaram 84 pessoas.
Já no primeiro semestre, a Prefeitura realizou parceria com Sintshogastro (Sindicato dos Trabalhadores do Segmento de Hospedagem, Gastronomia e Alimentos Preparados e Bebidas de Santo André e região), Centro Paula Souza e Escola de Ouro Andreense para fornecer o curso de “Bartender”, que formou 28 profissionais.
O setor gastronômico tem recebido diversos investimentos recentes em Santo André.
No ano passado, foram inauguradas novas unidades do McDonald’s, Bom Beef Burger – do youtuber Domingos Neto, o Netão –, Havanna, Quintal do Espeto, Mia Cucina, entre outras.
Já neste ano, foram inauguradas unidades do Vassoura Quebrada, Bardalino, Nema, Ital’in House e Figueiras 868.
Juntos, os investimentos ultrapassam a casa dos R$ 15 milhões e geraram cerca de 460 empregos.