Faltava uma música…

In Artigo On
- Updated
Dias Gomes e Ferreira Gullar

 

 

 

* Guttemberg Guarabyra

”Acabo de sair de uma grande reunião aqui na Globo. Nós vamos reeditar a novela Roque Santeiro (a original havia sido censurada, em 1975) e fiz apenas uma exigência”

Tive a honra e o prazer de partilhar um tempo de vida como amigo do casal Ferreira Gullar e Tereza Aragão.

Eu tinha dezoito anos, nenhuma música gravada ainda, mas desde que fui ouvido por Nelson Lins e Barros, que era o amigo de todos os amigos mais preciosos da intelectualidade carioca, e que me levou a conhecê-los, passei a desfrutar da amizade de grandes brasileiros, como Ferreira, Tereza, Dias Gomes, entre diversos.

Dias Gomes me surpreenderia anos mais tarde ao me acordar com um telefonema temprano para avisar: “Acabo de sair de uma grande reunião aqui na Globo. Nós vamos reeditar a novela Roque Santeiro (a original havia sido censurada, em 1975) e fiz apenas uma exigência. De que o tema do personagem central fosse composto por você”.

Para compor as músicas de diversos álbuns que lancei em dupla com Sá, nós nos escondíamos em algum lugar calmo e afastado do agito das cidades grandes. Os mais marcantes foram uma pousada nos arredores de Barbacena, um sítio longe de tudo em Friburgo e numa inesquecível fazenda em Piracuama, próximo a Campos do Jordão.

Em Barbacena, na pousada do Agostinho, depois de completarmos o número de obras que o álbum exigia, arrumávamos os apetrechos para partir no dia seguinte. Recolhemos fios, microfones, gravadores, cadernos rabiscados com poemas, frases riscadas, palavras sublinhadas, e fechávamos as malas e lançávamos os últimos olhares às plantas bem cuidadas, às trepadeiras floridas.

Em meu quarto, dei a última ligada na televisão, que raramente assistia. Para minha surpresa, quem estava no ar prestando uma entrevista era Ferreira Gullar. Bateu aquela saudade. Sentei-me para escutar.

Ferreira anunciava que estava deixando a presidência da FUNARTE e que sentia muito ter que interromper a publicação da revista Piracema, idealizada por ele. Assim que citou o lema da revista e revelar que era inspirado na luta das pessoas que, com todo carinho, lutavam contra a corrente, corri a avisar a Sá que as malas teriam que ser mais uma vez desfeitas, os cadernos novamente abertos, os gravadores novamente ligados.

Faltava uma música para completar o álbum.

Música do dia.

  • Guttemberg Nery Guarabyra Filho, ou Guttemberg Guarabyra, ou apenas Guarabyra, nascido em Barra, Vale do São Franscico, Interior da Bahia, cronista de ABCD REAL, músico, compositor, escritor e poeta brasileiro. Entre seus maiores sucessos como compositor estão as canções “Mestre Jonas” e “Outra vez na estrada” (ambas em parceria com Luiz Carlos Sá e Zé Rodrix), “Casaco Marrom” (com Renato Correa e Danilo Caymmi), “Sobradinho” (com Luiz Carlos Sá) , “Espanhola” (com Flávio Venturini), Dona e muito mais. Escreveu O Outro Lado do Mundo e Teatro dos Esquecidos, além de inúmeras crônicas.

You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu