Denúncia falsa e caluniosa publicada por moradora de São Caetano do Sul em sua página no Facebook deixou em pânico a família do trabalhador Natielson Araújo, da Enel, distribuidora de energia, acusado levianamente de “bandido”. Sua mulher recorreu a testemunhos de amigos e conhecidos, lembrou que ele trabalha há oito anos da empresa, para publicar, na noite de quinta-feira (04/6), exatamente às 22h26, um vídeo pedindo que a informação fosse repassa, a fim de evitar que algo de mais grave com ele pudesse acontecer.
Tudo começou quando essa usuária do Face publicou o seguinte texto: “Atenção Moradores de SCS, mais uma vez, bandidos vestidos de funcionários da Eletropaulo (Enel) pedindo para entrar na casa para trocar o relógio com objetivo de roubar. Por sorte não caí no golpe. Hoje tentaram com a vizinhança da Rua Amazonas. Fiquem atentos!!! Esses são os caras! (e exibe uma série de fotos) Vem de carro da Enel e com uniformes! Não abram a porta! Avisem a família e vizinhos, principalmente os idosos”.
Não custa lembrar que denúncias falsas semelhantes a essa já levaram a linchamentos.
A esposa de Natielson disse que a acusação passou a ser veiculada em grupos de redes sociais, e fez um apelo no Face: “Se vocês virem essa notícia, por favor, falem que é falsa, que não é verdade; não quero que ataque ela, fale as coisas pra ela, porque eu não sou esse tipo de pessoa, e acredito que a justiça maior ela vem de Deus, e a única coisa que eu quero é que isso pare de circular; eu acredito que ela já tenha apagado, mas como foi compartilhado, está rodando por aí; estou com medo, e espero que não aconteça com ninguém; não sei o que levou ela a fazer isso, mas, se tem dúvida, liga para a Polícia, pronto, resolve a situação; agora, expor a pessoa que não conhece, é difícil”,
A reportagem do ABCD REAL entrou em contato com a Comunicação da Enel, que confirmou o trabalho de Natielson. Vejam abaixo a nota da Enel:
“São Paulo, 05 de junho de 2020
A Enel Distribuição São Paulo esclarece que o profissional é empregado da companhia e, nas imagens postadas, o colaborador e equipe estavam na rotina de trabalho, realizando inspeções em medidores de energia elétrica.
A empresa reforça ainda que está prestando apoio à equipe e analisando as medidas cabíveis em relação ao ocorrido. Em caso de dúvidas sobre os atendimentos é importante acessar o canal de atendimento da empresa (0800 72 72 120).”